A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso participou esta semana de uma Oficina em Belém (PA) do Plano Operativo Anual (POA) do Programa Estadual de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais (PEPIF), no Centro de Treinamento da Semas Bosque, em Belém (PA). A Pasta foi representada pelo Comitê Estadual de Gestão do Fogo no evento realizado entre segunda e quinta-feira (4 a 6).
Participaram do encontro servidores dos estados do Pará, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e da Rede Nacional de Brigadas Voluntárias (RNBV).
O objetivo central foi construir de forma participativa o Plano Operativo Anual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do estado do Pará e as diretrizes do subprograma de Brigadas Estaduais Mistas. Representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso também estiveram presentes.
Mato Grosso teve uma participação importante no evento pois o estado possui uma experiência consolidada na prevenção e combate a incêndios florestais, com estratégias estruturadas, como prevenção, preparação, resposta e responsabilização, além de investimentos em base aérea, geoprocessamento, capacitação e gestão integrada.
O apoio técnico permite ao Pará fortalecer seu programa com práticas testadas, aumentando a eficácia do enfrentamento às queimadas, alinhando essas estratégias com práticas eficazes já implementadas em Mato Grosso”, explicou o secretário-executivo do Comitê de Gestão do Fogo em MT, coronel BM Dércio Santos da Silva .
A construção colaborativa do POA e Sub Programa de brigadas estaduais mistas fortalece a cooperação regional e aprofunda nosso compromisso com a preservação ambiental e a proteção das populações vulneráveis, completou Dércio.
“Participar deste evento representa uma oportunidade única de aprendizado e intercâmbio de práticas eficazes entre estados e o governo federal. Foi um momento de integração institucional e social, que reforça a importância de políticas participativas e bem estruturadas no combate as queimadas ilegais e aos incêndios florestais”.
O secretário de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade, Raul Protázio Romão, destacou que o Pará está adotando uma postura mais robusta, sem alterar o rumo das ações já existentes, mas fortalecendo-as. "Queremos entender as experiências de todos os colaboradores para enfrentar os novos desafios climáticos, que tornaram nossas florestas mais vulneráveis ao fogo", disse durante a abertura do seminário.