A equipe multidisciplinar especializada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou a soltura de uma iguana resgatada na Estrada Parque Transpantaneira. Com sinais de fraqueza, o animal foi encontrado durante vistoria realizada diariamente na MT-060.
A médica veterinária Caroline Machado explica que a soltura foi realizada, no domingo (18.08), depois de observar que o animal já estava totalmente recuperado. Ela conta que o resgate foi no dia 05 de agosto. Nesses 14 dias, ela foi alimentada, medicada e realizado exames e raio X.
Foto: Sema-MT
Caroline lembra que, assim que a viu na estrada, percebeu algo errado. “Nos primeiros socorros, já realizamos a hidratação e a medicação para controle da dor. Ela foi identificada como uma fêmea e levada para o espaço da Ampara Silvestre. No raio X, foi constatada que estava com alimentos compactados no estomago, além de estar no período reprodutivo com vários ovos”, disse.
Segundo a médica, o quadro causava bastante desconforto e o tratamento consistiu em hidratação e medicação, que descompactou o alimento no estomago. “Acompanhamos de perto sua evolução. Ela ficou em um recinto com cocho com água e o quadro foi evoluindo fazendo o intestino funcionar e voltar a se alimentar”, disse.
Carolina pontua que os répteis, diferente das aves, conseguem atrasar a realização da postura dos ovos. “Solta, ela vai procurar um lugar adequado para botar e seguir o fluxo da vida que a natureza proporciona”.
Foto: Sema-MT
*Maricelle Lima Vieira - Sema/MT