Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > CGE ministra palestra sobre ética a servidores da Sema-MT
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 21h19 | Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 21h19 | Acessos: 39 | Categoria: Notícias

Hoje, sexta-feira (23.02), Dia Internacional da Ética, os servidores da Secretaria do Meio Ambiente (Sema-MT) participaram da palestra “Ética em Ação: Servidores na Trilha da Integridade”, ministrada pelo filósofo e servidor da Controladoria Geral do Estado (CGE), Douglas Remonatto.

A palestra tem o propósito de convidar os servidores dos órgãos que já aderiram ao programa Integridade MT a participar de um curso de formação em ética e orientar sobre políticas públicas de forma adequada, imparcial, eficiente e ética.

Para a gestora da Unidade Setorial de Controle Interno (Uniseci) da Sema, Alessandra Itacaramby, a palestra tratou de forma simplificada e exemplificada sobre ética.  

"A palestra do professor Douglas aborda de forma clara os conceitos de ética, integridade e moral. Com isso conseguimos entender a importância desses temas na construção de estratégias para prevenir desvios de conduta bem como a importância de se adotar mecanismos para detectar fraude, corrupção e irregularidades na Secretaria", explicou.

No evento, Remonatto apresentou as definições históricas e práticas dos conceitos de ética, moral e integridade, além de incentivar os participantes a pensar sobre o assunto.

“Falar acerca de integridade é quando a pessoa sempre faz a coisa certa, mesmo quando ninguém está olhando e mesmo quando a escolha não é fácil. Ou, você pode achar que é permanecer fiel a si mesmo e à sua palavra, mesmo quando se depara com sérias consequências pelas escolhas que está fazendo”, exemplificou Remonatto .

Em abertura do evento, o auditor da CGE, Rodrigo Amorim, fez uma explanação sobre o  programa Integridade MT, explicando as medidas institucionais que visam a prevenção, detecção, responsabilização e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta.

O programa Integridade MT tem o objetivo de fazer com que a administração pública estadual não se desvie de seu foco, que é entregar políticas públicas de forma adequada, imparcial e eficiente.

A palestra é parte da formação disponibilizada pela Controladoria às entidades ou órgãos  e aponta a importância da integridade pública e da gestão junto ao Poder Executivo.

CRÉDITO: Luciana Silva | CGE-MT

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838