Página inicial > SEMA > Notícias > Sema discute criação de Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Arinos
Publicado: Sábado, 28 de Outubro de 2023, 09h38 | Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2023, 16h18 | Acessos: 245 | Categoria: Notícias
Crédito - Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) iniciou as tratativas para criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Arinos (CBH Arinos). Os comitês são responsáveis por debates e decisões sobre assuntos relacionados ao uso de água da região, como irrigações de cultivos, geração de energia elétrica e atividades de lazer, o que impulsiona diversas atividades na região.

Na última semana, a Superintendência de Recursos Hídricos da Sema promoveu reuniões estratégicas para estabelecer o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Arinos em que, por meio de uma gestão participativa e descentralizada, os membros eleitos deliberam sobre o uso e as ações de conservação dos recursos hídricos da bacia.

“Conhecidos como parlamento das águas, os Comitês de Bacia Hidrográfica são entes do Sistema Estadual dos Recursos Hídricos e atuam como pontos de discussão e deliberação a respeito da gestão dos recursos hídricos em Mato Grosso, compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público”, explicou o gerente de Fomento e Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas da Sema, Leandro Obadowiski.

O analista de meio ambiente abordou em sua palestra as atribuições das CBHs que englobam questões técnicas como o uso da água e a implementação de instrumentos de gestão e resolução de conflitos. Foram apresentadas as características fisiográficas do rio, com ênfase nos múltiplos usos do Rio Arinos e no aproveitamento sustentável do recurso hídrico, abrangendo a sua importância para a manutenção da vida e das atividades humanas.

Participaram representantes municipais de Porto dos Gaúchos, Juara, Novo Horizonte do Norte, Tabaporã, Nova Mutum, São José do Rio Claro e Nobres, que integram os segmentos do Poder Público, Sociedade Civil e Usuários.

A pauta começou a ser discutida em 28 de julho de 2023, a partir do engajamento e mobilização da sociedade civil e dos usuários de recursos hídricos para a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica.

As próximas etapas envolvem a formulação de uma proposta ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CEHIDRO), juntamente da formação da Comissão Pró-Comitê, para formalizar a criação do CBH do Rio Arinos, conforme estabelecido pela Resolução CEHIDRO nº 167/2023.

Rio Arinos

Localizado em Mato Grosso, o rio Arinos nasce no tabuleiro de um contraforte da Serra Azul, a 400 metros de altitude, percorrendo aproximadamente 725 km no sentido sul-norte até desaguar na margem direita do rio Juruena.

Sua bacia hidrográfica abrange 14 municípios, incluindo Nova Bandeirantes, Juara, Tabaporã, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Itanhangá, Tapurah, Nova Maringá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Diamantino, Nobres e Nortelândia, com uma extensão total de 58.842,80 km².

Créditos: Giovana Giraldelli* | Sema-MT (*Orientação de texto de Renata Prata).