A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) lamenta o falecimento da professora Michèle Sato, da Universidade Federal de Mato Grosso, vinculada ao Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA/UFMT).
Michèle é um dos principais nomes da Educação Ambiental em Mato Grosso e trabalhou em parceria com a Sema em diversos projetos, como a construção do Programa Mato-grossense de Educação Ambiental. Entre os inúmeros trabalhos de destaque, contribuiu na Instituição da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/MT) e foi uma das protagonistas na Elaboração da nova Política Estadual de Educação Ambiental.
Para a superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão da Sema, Vânia Montalvão, Michèle trouxe visibilidade para educação ambiental de Mato Grosso, uma sonhadora que acreditava na educação como superação das desigualdades. “Com Michèle a Educação Ambiental é luta, irreverência, arte, justiça, amor, respeito e esperança. Gratidão pelo legado e todo aprendizado que nos deixou”.
Reconhecida internacionalmente por seu legado na área ambiental e muito respeitada no meio acadêmico, Michèle recebeu os títulos de cidadã mato-grossense e cidadã ambientalista pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso e foi finalista do Prêmio Jabuti com o livro “Educação Ambiental: pesquisas e desafios”.
A Sema, em nome de seus servidores, presta solidariedade aos familiares e amigos e deseja conforto neste momento difícil.