Nobres, a 146 quilômetros de Cuiabá na região Médio-Norte, é o quinto município a receber o curso "Meio Ambiente e Educação Ambiental: Um diálogo Inicial - 2010", primeiro módulo, neste segundo semestre do ano. O curso, que reúne lideranças comunitárias da zona rural e urbana, empresários e servidores públicos municipais, termina nesta sexta-feira (12.11).
Neste mês, a capacitação foi realizada também em Jangada (80 km ao Norte de Cuiabá). O município recebeu o primeiro móodulo e, ainda em dezembro serão realizados o primeiro módulo em Nossa Senhora do Livramento (entre 06 e 11.12) e o segundo módulo em Chapada dos Guimarães (de 01 a 03 de dezembro) e em Jangada, em data a ser confirmada.
O curso é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Superintendência de Educação Ambiental (SUEA), em parceria com a Secretaria de Saúde (SES), Secretaria de Educação (Seduc) e as Secretarias de Turismo e Meio Ambiente municipais.
A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Márcia Montalvão Guedes, explicou que "o curso tem como objetivo compreender o sistema ambiental pela perspectiva da relação indissolúvel das diferentes dimensões - ambiental, social, econômica e cultural -, para a construção de conceitos, procedimentos e valores para sociedades sustentáveis".
Com carga horária de 100 (cem) horas/aula, o curso foi dividido em dois módulos presenciais, onde são abordados temas como os Instrumentos de Gestão: Licenciamento, Fiscalização e Monitoramento; Água: uma responsabilidade compartilhada; Mudanças Climáticas, Biodiversidade; Desafios Atuais: Meio Ambiente, Turismo e Educação Ambiental.
"Durante o curso os participantes elaboram e implementam o Plano de Enfrentamento dos Problemas Ambientais dos municípios (PEPA). Por meio desse plano, a população local apreende os conceitos e técnicas de planejamento, além de identificar, no nível local, as necessidades ou desafios ambientais e, as soluções possíveis para esses problemas".
O curso atende a proposta da Educação Ambiental, de fortalecer as ações que promovam o desenvolvimento dos municípios sustentáveis autônomos com qualidade sócioeconômico ambiental, sem fugir das peculiaridades e demandas de cada município do Vale do Rio Cuiabá.
"Diante de novas demandas em relação a Copa Sustentável do Pantanal Mato Grosso necessita preparar-se para que os impactos sócioambientais sejam minimizados pelo ordenamento das políticas municipais de gestão sócioeconômico-ambiental. Nossa prioridade é o desenvolvimento de estruturas que perpetuem os benefícios após a realização do evento, além de uma Educação Ambiental continuada nos municípios para manutenção de turismo sustentável", salientou ela.
O Curso Básico de Meio Ambiente e Educação Ambiental: um Diálogo Inicial - 2010, vem sendo ministrado pela Superintendência de Educação Ambiental da Sema desde 2008. Este ano, já receberam a capacitação os municípios de Luciara, Poconé, Chapada dos Guimarães, e Rosário Oeste. Serão beneficiados pela capacitação os municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.
Em Jangada, o agente de Educação Ambiental da Sema, Josué de Deus Gusmão, explicou que em razão da sua divisão geofísica, o Vale do Rio Cuiabá necessita de cuidados especiais em relação ao uso-ocupação da área de drenagem e nascentes da região do pantanal. "As características de uso-ocupação espacial dos municípios carecem de planejamento ordenado e precisam de prioridade das políticas públicas para auxiliar o desenvolvimento sustentável municipal".
Os municípios da bacia do Rio Cuiabá são formados basicamente por comunidades tradicionais com cultura e características biorregionais peculiares, merecedoras de respeito e reconhecimento.
"Nesse sentido, o objetivo do curso é fortalecer as ações ambientais descentralizadas para a promoção do desenvolvimento de municípios sustentáveis, com qualidade sócioeconômico ambiental atendendo às peculiaridades de cada município do Vale do Rio Cuiabá".