A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) entregou para a prefeitura de Tangará da Serra (252 km de Cuiabá) a Licença de Instalação (LI) para a captação e adução de água do Rio Sepotuba. O documento, entregue no último dia 11 de maio, possibilita a instalação de bombas e máquinas, para uso do serviço municipal de fornecimento de água.
O diretor da Unidade Desconcentrada de Tangará da Serra, Jeferson Zucchi, afirma que o licenciamento ambiental da Sema-MT atendeu a todas as questões legais, destacando que o órgão ambiental está empenhado em um licenciamento com menor tempo possível.
“A Sema entende que este é um projeto de extrema importância para Tangará da Serra. A cidade anseia por essa captação como uma solução para o fornecimento de água da população”, afirma.
O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, enfatizou que a obra é um anseio da população e que o projeto vem sendo construído desde 2020. “Estamos trabalhando para que tenhamos um projeto adequado, para que possa realmente trazer esta água do Sepotuba, que é o maior sonho de toda a população aqui de Tangará da Serra”, destaca.
Antes, a população de pouco mais de 100 mil habitantes era atendida apenas pela captação de água do Rio Queima Pé. A licença libera a instalação de equipamentos e bombas durante os próximos quatro anos.
Texto de Arielly Barth com orientação de Lorena Bruschi