Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Reciclagem de óleo de cozinha é uma alternativa ecologicamente correta e de fonte de energia
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 03 de Novembro de 2010, 04h00 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h25 | Acessos: 1981 | Categoria: Notícias

Muitas pessoas já se perguntaram o que fazer com aquela sobra de óleo de cozinha usado para frituras em casa. Uma alternativa bastante eficaz é a reciclagem desse material. Pensando na preservação ambiental e na reutilização do produto que a empresa Biomavi, pioneira na reciclagem de óleo vegetal em Mato Grosso, reaproveita esses resíduos.

Segundo o representante da empresa que está instalada em Várzea Grande, Lucas Martinez, o reaproveitamento do produto garante o funcionamento de centenas de indústrias com redução de custos e menor quantidade de poluição na atmosfera. Ele disse ainda que o óleo vegetal, quando jogado na rede de esgoto, além de causar entupimento e atrair insetos, pode poluir os lençóis e nascentes de córregos e rios.

"A ideia da empresa, além de gerar empregos, é de evitar a contaminação ambiental com o despejo do óleo de cozinha na rede de esgoto. Por isso, o temos o projeto de reciclagem", disse. Lucas explicou que o óleo de cozinha é transformado em combustível. "Nada aqui é descartado". O processo de reciclagem gera outros resíduos. Desta forma, o óleo de cozinha também é usado na fabricação de ração animal, com alto valor nutritivo. "O óleo vegetal chega por meio de coletas realizadas por algumas pessoas que passam nas residências recolhendo o material e depois eles vendem para a indústria", declarou Martinez.

Para tanto, o trabalho de coleta do óleo de cozinha é feito pelo projeto Fernisis – Óleo Limpo que passa recolhendo o óleo de cozinha em 80% dos restaurantes, bares, lanchonetes, condomínios e edifícios de Cuiabá e Várzea Grande. Além disso, o projeto Fernisis também empresta vasilhame de 50 litros para os "doadores" fazerem o armazenamento.

Depois de recolhidos, os materiais são encaminhados para a indústria Biomavi que, por sua vez, transforma o óleo de cozinha em biocombustível. Para se tornar um fornecedor de óleo usado para o Fernisis e proteger o meio ambiente é preciso juntar uma quantia de no mínimo oito litros, que devem ser armazenados em garrafas PET.

DISK COLETA

Não se esqueça que o resíduo de óleo que a dona de casa frita pastel, peixe, pode ganhar um novo destino. Os interessados em colaborar com a reciclagem do óleo de cozinha podem ligar no Disk Coleta da Fernisis que a empresa vai até o local para buscar o óleo usado. Os telefones são (65) 3642-1034 ou (65) 8442-3765. "A natureza agradece e você ainda contribuiu com o meio ambiente", concluiu Lucas Martinez.

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838