O Encontro Estadual sobre Logística Reversa de Óleos Lubrificantes foi aberto na manhã desta quarta-feira (27.08), em Cuiabá, no Auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), para debater os aspectos legais e as vantagens do rerrefino dos óleos usados e/ou contaminados para o meio ambiente e para a saúde pública.
O secretário-adjunto da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Wilson Taques, representando o secretário José Lacerda, na abertura do evento, destacou a importância da discussão sobre a adequada gestão dos óleos lubrificantes usados tanto no aspecto ambiental, como também no aspecto econômico “A logística reversa é considerada um modelo de gestão ambiental para os demais resíduos perigosos”.
Representando a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), o diretor do Conselho Temático do Meio Ambiente, Adilson Valera Ruiz, também presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem de Resíduos Industriais, Domésticos e de Pneus do Estado (Sindirecicle), falou sobre a importância da união dos setores e da sociedade, envolvendo a responsabilidade de todos para o sucesso da logística reversa. Colocou o Sindirecicle à disposição para realizar o elo entre todas as cadeias produtivas “Será um benefício econômico e ambiental incalculável para o estado todo o processo de reciclagem de produtos”.
Na abertura, ocorreu a assinatura do Protocolo de Atendimento a Emergências Químicas em Mato Grosso, entre a Secretaria de Meio Ambiente do Estado, a Vice-governadoria, representada pela Defesa Civil, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria de Estado de Saúde e do Corpo de Bombeiros Militar. O compromisso visa integrar as atividades dos órgãos públicos municipais, estaduais e federais, estabelecendo princípios básicos para a prevenção, preparação e resposta rápida a emergências ambientais com produtos químicos perigosos, tecnicamente conhecido como P2R2.
O Encontro Estadual de Logística Reversa de Óleos Lubrificantes é resultado da parceria entre o governo do estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e o Grupo de Monitoramento Permanente (GMP)- composto por entidades que integram o Convênio entre a Agência Nacional de Petróleo (ANP), a Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente (Abema), a Associação Nacional de Órgãos Municipais do Meio Ambiente (Anamma) e o Sindicato Nacional da Indústria de Rerrefino de Óleos Minerais (Sindirrefino). Tem apoio e parceria com a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
Cerca de 150 participaram do evento, envolvendo entidades sindicais do setor industrial, entidades públicas, técnicos e engenheiros ambientais, licenciadores municipais e estaduais, Senai, comunidade acadêmica, entre outros segmentos da sociedade.
Na parte da manhã, o Encontro Estadual sobre Logística Reversa de Óleos Lubrificantes discutiu sobre a comercialização, o marco regulatório, a atividade do rerrefino e as diretrizes para o licenciamento ambiental das atividades ligadas aos óleos lubrificantes usados.