Página inicial > SEMA > Notícias > Sema realiza ação de coleta e retira 500 quilos de lixo do Rio Tapirapé
Publicado: Quarta, 06 de Outubro de 2021, 19h42 | Última atualização em Quinta, 07 de Outubro de 2021, 13h32 | Acessos: 438 | Categoria: Notícias

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou, no último domingo (06.10), uma ação de coleta que retirou aproximadamente 500 quilos de lixo do Rio Tapirapé, localizado no município de Porto Alegre do Norte. A maioria dos resíduos sólidos resgatados eram recicláveis, como sacolas plásticas, cadeiras e portas.

Os agentes percorreram 15 quilômetros durante a operação, que faz parte do programa Rios + Limpos. Parte dos resíduos encontrados foram destinados à empresa Recicla PAN para serem reciclados e reaproveitados. Desta forma, os materiais recolhidos ganham uma nova função e não tornam a poluir o meio ambiente.

A ação de coleta foi coordenada pela Diretoria de Unidade Desconcentrada de Confresa, em parceria com o Conselho de Segurança Pública, Secretaria Executiva da Associação dos Municípios do Araguaia, Polícia Militar, Prefeitura Municipal de Porto Alegre do Norte, Servidores da Empresa de Coleta Seletiva Recicla Pan e Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre. População, comerciantes e Canoeiros de Confresa do município também participaram.

“A limpeza  do Rio Tapirapé  tem como objetivo melhorar  o paisagismo,  a qualidade da água e fazer a desobstrução  do canal do rio para melhorar a navegação”, explica o diretor da Unidade Desconcentrada de Confresa, Edivaldo Soares Silva.

Programa “Rios + Limpos”

O Programa Nacional “Rios+Limpos” foi lançado pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de recolher e dar destino correto aos resíduos sólidos retirados dos rios no país. O programa incentiva o cidadão a descartar de forma correta e separar o reciclável do orgânico. Mato Grosso foi escolhido como palco do lançamento do programa e o Governo do Estado é parceiro na ação.

*Texto por Sabrina Ventresqui com orientação de Renata Prata