A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) foi uma das convidadas da Live promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato). O evento também teve representes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMT) e da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), para debater ações de combate e prevenção de incêndios florestais e a situação do bioma Pantanal.
Mediada por Ricardo Arioli Silva, Presidente da Comissão Nacional de Cereais Fibras e Oleaginosas da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), foi destacado o grande incêndio no pantanal devido ao período de seca, que pela média histórica é a maior dos últimos 30 anos.
Durante o debate, a Secretária adjunta de gestão ambiental da Sema-MT, Luciane Bertinatto destacou que a Secretaria vem se estruturando cada vez mais desde o ano passado, com investimentos de mais de R$ 20 milhões para realizar os monitoramentos tanto de desmatamentos, quanto de queimadas, de forma que consiga ter acesso rápido às informações em todo o estado de Mato Grosso.
Luciane ressalta ainda, o clima atípico em que o período registra pouca incidência de chuva, a equipe da Secretaria está trabalhando com mais de 150 servidores em campo se dividindo em 10 regiões do estado para atender aos anseios da sociedade.
O Comitê Estadual de Gestão do Fogo, que reúne mais de 10 instituições do governo estadual e federal, entidades civis e Organizações Não Governamentais e é coordenado pela Sema está articulando com as agencias que podem auxiliar no combate aos incêndios florestais.
Sema, Corpo de Bombeiros e Famato estão formulando uma nota técnica para que seja construído pelos produtores rurais preventivos mínimos para proteger suas propriedades e caso ocorra um incêndio florestal os proprietários colocarão a disposição dos Bombeiros os meios que eles podem dispor para auxiliar no enfrentamento aos incêndios florestais.
O Secretário Executivo do Comitê Estadual de Gestão do fogo da Sema-MT, Coronel BM Barroso, destacou em sua apresentação, quais são estes preventivos mínimos contra os incêndios florestais, que consistem em seis sistemas: O de vigilância e detecção; de Acesso; de compartimentação por talhão; de mananciais; de apoio e combate a IF e de proteção a áreas edificadas.
As ações de combate a incêndios florestais, o trabalho da equipe de perícia, que trabalha na investigação para descobrir como o incêndio começou e a capacitação do Corpo de Bombeiros, que já qualificou e treinou mais de 100 homens para atuar nas ações, também foram destaques.
A live completa está no canal do youtube da Famato Mato Grosso pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=8EAulC0DiR
Autor: Lucas Gabriel Amorim