O Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia convida toda a população da região para participar de sua primeira reunião ordinária virtual. A reunião ocorre dia 19 de maio, às 14 horas (horário de Brasília), via Google Meet e tem como pautas principais a exposição das ações realizadas no Córrego Capim Branco em Torixoréu e a proposição de trabalho sobre saneamento ambiental e discussão sobre o plano de comunicação do comitê. Veja aqui a íntegra da carta convocatória.
A decisão foi tomada a partir do Decreto n° 416 de março de 2020 do Governo do Estado de Mato Grosso , pensando em manter ativas as demandas de trabalho do Comitê mesmo diante das medidas sanitárias de distanciamento social com a finalidade de conter o avanço do novo coronavírus.
"Em função das restrições impostas pelo cenário de pandemia do Covid-19, tivemos que incorporar novas práticas às rotinas dos comitês de bacias, aliando a tecnologia da informação para evitar o avanço da doença e manter as importantes discussões e deliberações dos CBHs na gestão participativa dos recursos hídricos" aponta o gerente da Gerência de Fomento e Apoio aos Comitês de Bacia Hidrográfica (GFAC), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Leandro Bruno.
As assembleias ou reuniões ordinárias realizadas pelos comitês visam democratizar o acesso do cidadão aos debates públicos que dizem respeito ao uso consciente dos recursos hídricos.
"O convite está aberto à comunidade, no sentido de ampliar a visualização referente ao nosso Comitê, que é representativo, e que precisa estar mostrando parte do trabalho que está realizando. O objetivo é estimular e melhorar a participação popular no debate dos recursos hídricos regionais, das ações efetivas e das boas práticas políticas públicas", reforça Clodoaldo Queiroz, presidente do CBH Alto Araguaia.
Para entender melhor, Clodoaldo Queiroz explica que o Comitê atua como parlamento de um conflito referente a água, como também um parlamento do debate para aquilo que ainda não está sendo visto ou tocado pelas políticas públicas, pela sociedade, alertando as qualidades referentes a esse recurso hídrico, a essas águas que tanto nos servem.
Até o momento, a GFAC hospedou duas reuniões de CBH. A primeira delas para o próprio CBH Alto Araguaia em 28 de abril, e a reunião ordinária do CBH Baixo Teles Pires, no dia 30 do último mês.
Reunião ordinária do CBH Alto Araguaia
Data: 19 de maio
Horário: 14h (horário de Brasília)
Local: Google Meet meet.google.com/pvn-vszi-xnn
Algumas dicas para você aproveitar melhor a experiência
-O uso de fones de ouvido garantirá uma melhor captação do áudio.
-Ao entrar na sala de videoconferência, desligue a câmera e o microfone no seu dispositivo.
-Se você estiver participando ativamente, e não apenas como ouvinte, procure um ambiente bem iluminado e silencioso.
-Olhe diretamente para as pessoas na tela.
-Utilize o chat para se comunicar com os presentes e também para solicitar a fala.
-Evite digitar ou se alimentar quando o microfone estiver aberto.
Muitos microfones abertos simultaneamente geram eco durante a transmissão, atrapalhando a compreensão. Desligando a câmera, a transmissão ganha velocidade e o participante evita constrangimentos com o aparecimento indesejado de terceiros ao fundo da imagem.
Para acessar, você vai precisar de um dispositivo com acesso à internet (computador, celular, tablet). Recomendamos que disponha de fones de ouvido e câmera para melhor proveito das qualidades de áudio e imagem da transmissão, mas não são itens obrigatórios.
Quando chegar a hora, você pode acessar a sala da reunião ordinária do CBH Alto Araguaia diretamente do navegador do seu dispositivo através deste link meet.google.com/pvn-vszi-xnn, ou fazer o download do app Meet no seu iOS ou Android, e clicar em "Pedir para participar". Em instantes você estará pronto para assistir à transmissão.
Conheça o CBH Alto Araguaia
Instituído em 2019, o Comitê atua como uma ferramenta de ação política para a conservação das águas dos afluentes da bacia do Alto Araguaia. Conhecido como o "parlamento das águas", o CBH abre espaço para que entidades e representantes da sociedade civil possam debater e deliberar propostas para utilização sustentável dos recursos hidrográficos da região. Além do Alto Araguaia, existem outros nove comitês atuantes em Mato Grosso.
O CBH Alto Araguaia atua nas regiões próximas ao curso dos rios Garças e Araguaia, atendendo às demandas das cidades mato-grossenses de Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro e Torixoréu.
Autor: Khryst Serpa | CBH Alto Araguaia/Sema-MT