Por meio de videoconferência, conselheiros deliberaram sobre as pautas da reunião ordinária desta quarta (29).
Os membros do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) se reuniram em vídeocoferência na manhã desta quarta-feira (29). De diversos locais do Estado, dezessete conselheiros utilizaram a tecnologia para realizar a 4ª reunião ordinária do Consema, já prevista desde o início do ano. Esta é a primeira vez em 32 anos de existência que o Conselho realiza uma reunião não presencial.
“A tecnologia nos possibilitou prosseguir com os trabalhos sem adiamentos ou suspensões. Isso graças a um modelo implementado no início de 2020 para aparelhar a sede e as nove regionais com equipamentos para videoconferência. Hoje, tanto de Cuiabá, quanto do interior, estamos aptos a realizar reuniões virtuais com qualidade e eficiência”, explica a secretária de Estado de Meio Ambiente e presidente do Consema, Mauren Lazzaretti.
Na pauta, os conselheiros debateram o referendo a uma licença prévia emitida pela Sema e analisaram quatro pedidos de dispensa de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima). As decisões proferidas pelo pleno do Consema serão publicadas em Diário Oficial. A reunião contou com a participação de trinta pessoas entre conselheiros, empreendedores e servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Distanciamento social
A realização da reunião do Consema por meio de videoconferência atende ao artigo 18 do Decreto 416/2020 do Governo de Mato Grosso. A normatização dispõe sobre medidas excepcionais, de caráter temporário, para a prevenção dos riscos de disseminação do coronavírus no âmbito interno do Poder Executivo do Estadual e determina que as reuniões de conselhos devem ser realizadas por videoconferência.
Autor: Juliana Carvalho