Início do conteúdo da página
Fim do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 08 de Dezembro de 2010, 14h03
|
Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h22
|
Acessos: 371
|
Categoria:
Notícias
PROGRAMA ÁREAS PROTEGIDAS DA AMAZÔNIA – ARPA
- DESCRIÇÃO:
- OBJETIVO: O Programa Áreas Protegidas da Amazônia – ARPA é um Programa do Governo Federal e que em parceria com os estados inseridos no Bioma Amazônia, oito estados, que se propõem a executar a gestão das Unidades de Conservação visando alcançar os objetivos comuns para a criação, a implantação e a efetivação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e dos sistemas estaduais, como o que ocorre no Estado de Mato Grosso quando se refere à implementação do SEUC que apóia a conservação de amostras ecologicamente representativas da diversidade biológica da Amazônia.
- ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Bioma Amazônico
- PRINCIPAIS AÇÕES:
- Subcomponente 1.2 – Criação de UCs, onde o Mato Grosso, se propõe a criar 600.000,00 hectares de novas unidades de conservação no Bioma Amazônia, com a criação de três novas unidades.
- Subcomponente 2.1 – Consolidação de UCs (Grau I), onde já estão sendo apoiadas UCs estaduais, tais como: a Estação Ecológica do Rio Ronuro, o Parque Estadual Cristalino I e II e o Parque Estadual Xingu. Apoiando a proteção de todos os aspectos da diversidade ambiental das UC´s e a diversidade cultural a elas associadas.
- Subcomponente 2.1 – Consolidação de UCs (Grau II), onde o Programa apóia o Parque Estadual Igarapés do Juruena. Que fortalece a efetivação da UC preparando a sua gestão e no alcance da execução do programa para acessar o Fundo de Áreas Protegidas – FAP que garantirá a sustentabilidade financeira da UC em longo prazo.
- PARCERIAS /CONCEDENTE: MMA, IBAMA, FUNBIO, GOVERNOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS.
- VALOR DO PROJETO: Cada UC tem um valor fixo. Vários doadores, KFW – planos de manejo
- PERÍODO DE EXECUÇÃO: 2003 a 2021
- RESULTADOS: 02 planos de manejo construídos (Parque Igarapés Juruena e Parque cristalino)