Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou uma roda de conversa entre as gestoras da secretaria. Atualmente, dos 106 cargos de gestão ocupados na Secretaria, 42 são comandados por mulheres.
Para a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, segunda mulher a ocupar o posto desde a criação do órgão em 2005, a Pasta vive uma situação atípica, já que além da liderança feminina, possui um equilíbrio entre homens e mulheres na chefia das secretarias adjuntas. "Agradeço o desafio de conduzir a Sema. É importante termos em mente que também sonhamos com esses cargos e, muitas vezes, apesar de termos competência, muitas mulheres não acreditam no próprio potencial", destacou a gestora.
Com um longo percurso em cargos executivos na administração pública, a secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, lançou uma provocação: "O que eu fiz para estar nesse lugar? O que eu faço do meu dia a dia para estar onde estou?". Diante da pergunta, a produtora rural lembrou as servidoras que muitas vezes a vida coloca situações para nos testar, mas que não é preciso temer, já que todas têm potencial para chegar onde querem.
A engenheira agrônoma Lilian Santos aproveitou a oportunidade para contar a trajetória percorrida ao longo dos 21 anos de carreira na Sema para chegar ao posto de secretária-adjunta de Licenciamento e Recursos Hídricos e destacou a importância das colegas no ambiente de trabalho. "Gosto de me cercar de quem é melhor que eu para melhorar e aprender. Tenho certeza de que amanhã serei uma pessoa melhor por trabalhar com vocês. Isso nos motiva e nos desafia", elogiou.
A geóloga Sheila Klener Klener, coordenadora de Mineração da Sema, destacou que a diferença entre homens e mulheres em cargos de gestão já começa desde a faculdade. "Quando ingressei no curso de Geologia, a maior parte eram homens, o que refletiu nos concursos públicos, por exemplo", explica a profissional, lembrando que atualmente mais mulheres frequentam os cursos das áreas relativas ao meio ambiente.
Equidade
A busca pelo equilíbrio entre homens e mulheres em cargos de gestão, atende ao 5º. Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável. Com a meta de "Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas", a Organização das Nações Unidas (ONU) destaca a importância de que as instituições busquem "Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública".