Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Consultoria irá auxiliar Sema em projeto de modernização da gestão
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 17 de Outubro de 2018, 19h21 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 14h27 | Acessos: 181 | Categoria: Notícias

a-afachadasema5

 

O projeto de modernização de gestão da Sema passará por uma nova etapa com a contratação da consultoria Falconi (Instituto de Desenvolvimento Gerencial). Devido ao notório conhecimento da empresa em relação ao tema, o contrato foi feito com inexigibilidade de licitação, seguindo parâmetros adotados por outros órgãos tais como, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A partir da assinatura do contrato, o instituto terá sete meses para realizar um trabalho de reestruturação organizacional de processos para as áreas de fiscalização, responsabilização ambiental, compensação ambiental e monitoramento de licenças de empreendimentos.

"Nosso objetivo é melhorar os processos da Sema, aumentando os serviços prestados ao cidadão e buscando melhor eficiência na arrecadação e aplicação dos recursos compensação ambiental", projeto o secretário André Baby. O projeto também prevê a definição de um modelo de monitoramento remoto para divulgação das informações sobre as emissões das licenças para a sociedade.

A consultoria terá o trabalho supervisionado pela equipe do Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (NGER). O investimento de R$ 1,6 milhão é proveniente do Projeto Básico Ambiental do empreendimento Usina Hidrelétrica de Colíder, relativo ao Programa de Suporte Operacional à Sema.

Licenciamento

A modernização da gestão da Sema teve início em 2016 também com o auxílio da consultoria Falconi. Para auxiliar na redução do tempo de resposta nos processos de licenciamento, o instituto fez diversos apontamentos, tais como adoção de novos termos de referência e ficha única de pendências para o cidadão. Dessa forma, o tempo médio de resposta para o licenciamento reduziu em cerca de 40% em relação aos anos anteriores.

O projeto Licenciamento Eficiente teve duração de 7 meses (abril a novembro de 2016) e trouxe mudanças positivas ao identificar e planejar ações para sanar os problemas que comprometiam as 3 superintendências da área do licenciamento: Infraestrutura, Mineração e Serviços (Suimis); Gestão Florestal (SGF); e Recursos Hídricos (SURH).

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838