A Sema realizou apoio administrativo, de autuação e destinação, com a soltura das aves nativas e encaminhamento à guarda dos pássaros exóticos. A autuação foi motivada por maus tratos e guarda de animal silvestre sem autorização. Os infratores foram encaminhados para a delegacia para maiores esclarecimentos.
Na operação de quinta-feira foram apreendidos curiós, canários da terra e sabiás, aves silvestres que não poderiam ser mantidas em cativeiro sem autorização do órgão ambiental. Também foram capturados canários belgas, que podem ser comercializados, desde que mantidos em um ambiente adequado para a criação, que caso contrário, se caracteriza em maus tratos. Além destas espécies, Coleirinha e pintassilgo estão entre as que foram capturadas na primeira operação.
Leticia Barbosa de Freitas, Analista de Meio Ambiente da Unidade Descentralizada de Tangará da Serra, destacou que as denúncias são fundamentais, já que manter animais em cativeiro sem autorização é uma prática comum. “É um crime e as denúncias são necessárias para coibir essa prática. Pedimos que quem mantenha animais em cativeiro de forma irregular os entregue de forma voluntária para evitar sanções”.
As denúncias podem ser realizadas por meio da Ouvidoria da Sema no telefone 0800653838