O objetivo foi fortalecer o relacionamento e favorecer a troca de experiências e de conhecimentos entre proprietários e gestores de RPPNs, formando parcerias que proporcionará a ampliação e a sustentabilidade destas Reservas.
No encontro ficou decidido a criação de um Programa Estadual de RPPN, para gestão, capacitação e articulação dos envolvidos. A Carta estabelece a necessidade do uso de estratégias efetivas de conservação e preservação que garantam a proteção ao meio ambiente natural, à gestão territorial e valorização da cultura.
Para a formulação do documento foi considerado a importância das RPPNs no estado de Mato Grosso que possui três biomas brasileiros, Amazônia, Cerrado e Pantanal, sendo este um Patrimônio Natural da Humanidade, reconhecido pela Unesco. A Rede de Conservação Voluntária deverá ser implantada no prazo de 12 meses.
“As RPPNs são uma das melhores alternativas para a ampliação das áreas protegidas no Brasil. O evento foi importante para estabelecer estratégias comuns e prioritárias de fortalecimento destas Reservas. Os proprietários que não estiveram presentes no evento podem nos procurar para participar desta Rede de Conservação Voluntária”, explicou Elton Antônio Silveira, superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade da Sema
Os proprietários que tenham interesse em saber como criar uma RPPN pode procurar a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para maiores informações.