Eles estiveram em comitiva na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) em busca de soluções para viabilização do CAR. Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby, assim que os ajustes foram feitos pelo responsável técnico da área e protocolado, a pasta poderá dar a devida atenção ao processo para liberar o cadastro o mais rápido possível. “Dar um atendimento rápido ao pequeno produtor é justamente uma das demandas do governador Pedro Taques e estamos empenhados em melhorar a agricultura familiar no Estado”, completa Baby.
Para atender a legislação ambiental, os produtores mantêm coletivamente uma Reserva Legal de mais de 1.400 hectares. Cada família possui uma área de cerca de 20 hectares onde produzem frango e gado. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guiratinga, Roberto Carlos dos Santos, ressalta que o CAR também irá melhorar a comercialização do gado dos pequenos produtores, já que para emissão das guias do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) a área precisa estar com toda a documentação regularizada.
O deputado estadual Sebastião Rezende promoveu a articulação da reunião entre os pequenos produtores e a Sema. Ele acredita que a regularização ambiental do assentamento irá tornar a área mais produtiva, fortalecendo a economia local. A comitiva formada por pequenos produtores, vereadores de Guiratinga e o representando do legislativo esteve na Sema na segunda-feira (15.01).
Prazos do cadastro
Conhecido como CAR, o cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais. A base de dados formada é estratégica para e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. O CAR foi criado pela Lei Federal 12.651 de 2012.
É importante os produtores estarem atentos, pois o prazo da sua inscrição prorrogada até o dia 31 de maio de 2018, conforme Decreto n° 9.257 publicado no dia 29 de dezembro do ano passado, no Diário Oficial da União. Em Mato Grosso, para aqueles que já têm o CAR, o prazo para a retificação das informações no Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar) segue até o dia 30 de junho, como assegura o Decreto nº 1.317, de 21 de dezembro.