De acordo com a analista ambiental da Sema, que é uma das autoras do livro, Ligia Nara Vendramin, a obra é um material prático e de fácil consulta para indicação de espécies por bioma, tipologia e região. “Ele é importante para auxiliar em descrições de ambientes, na indicação de espécie para uso na recuperação de áreas degradadas, na implantação de sistemas agroflorestais e para conhecimento da diversidade da flora arbórea do estado”, além de Ligia, são autores do livro os analistas de meio ambiente da Sema Hélida Bruno Nogueira Borges e Elton Antônio Silveira.
Hélida acredita que a obra não é direcionada somente para os engenheiros florestais, ela desperta também a curiosidade das pessoas que tem afinidade com o meio ambiente. “A publicação oferece aos pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação, proprietários rurais e demais interessados na vegetação, informações sobre as espécies arbóreas e as tipologias de ocorrência. Também atende à demanda dos responsáveis técnicos - engenheiros florestais, agrônomos e biólogos, com projetos de regularização ambiental protocolados na Sema”.
Para Elton, que também é superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade da secretaria, o livro é resultado de um trabalho árduo e contínuo do órgão e parceiros que visam explorar as belezas da biodiversidade mato-grossense. “Os pesquisadores da área e a população no geral terão a possibilidade de conhecer melhor as particularidades do meio ambiente em que vivem por meio da leitura dessa obra. Ela traz pesquisas riquíssimas que darão suporte a outros estudos que contribuirão com a disseminação da biodiversidade do estado”.
A versão digital do livro tem o apoio da organização Agroícone, por meio do projeto denominado Iniciativa para o Uso da Terra (INPUT), permitindo o acesso pela rede mundial de computadores. Já a versão impressa foi publicada em 2014 com cerca de 500 exemplares já esgotados. A obra tem 259 páginas e pode ser adquirida gratuitamente neste link.