Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Balanço do período proibitivo às queimadas será apresentado nesta terça-feira
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 19h52 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 14h41 | Acessos: 218 | Categoria: Notícias
 
a-BBBBBBBBB296636
Um balanço com dados e ações sobre focos de calor no Estado, durante o período proibitivo a queimadas, será apresentado nesta terça-feira (17.10) pelas instituições que integram o Comitê do Fogo. A coletiva está marcada para as 15h, no auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O balanço será feito dois dias após o término do período de proibição para as queimadas no Estado.

Estarão presentes à apresentação do balanço o secretário executivo da Sema, André Baby, o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, o tenente coronel do Corpo do Bombeiro, Paulo André Barroso, e o secretário executivo do Comitê do Fogo, o major dos Bombeiros Ranie Pereira Sousa.

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), aliado a prefeituras, Polícia Civil, Polícia Militar e à Sema atuaram em conjunto no combate a incêndios florestais, na realização de eventos educativos e na repressão dos crimes ambientais.

Durante o período proibitivo às queimadas, foram realizadas as Operações “Abafa Araguaia” e “Abafa Amazônia” para coibir crimes ambientais no entorno das cidades de Barra do Garças e Sinop, além de outras ações de combate e controle.

Cenário nacional

Este ano foi marcado por um aumento significativo de incêndios florestais em todo o país. Os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) demonstraram uma taxa de aumento do número de focos de calor no Brasil que chegou a 20% de janeiro a 10 de setembro, segundo dados do Inpe.

Os números sobre a Temporada de Resposta a Incêndios Florestais, que serão apresentados nesta terça, são do monitoramento do Centro de Pesquisa do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Eles estão disponíveis para análise e estudo.

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838