Referente à ‘Operação Floresta Virtual’, deflagrada nesta terça-feira (03.10), pela Polícia Federal em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) esclarece que:
1. Tem agido de forma criteriosa na fiscalização ambiental no estado, bem como na execução adequada dos manejos florestais, a exemplo disso é o aumento de áreas fiscalizadas em 2016, que cresceu 214% em relação ao mesmo período de 2015. Ao todo, foram 193 áreas em 9 mil hectares vistoriados por desmatamento ilegal, frente a 61 áreas em 6 mil hectares em 2015.
2. Importante destacar que, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Fávaro e a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Sema, Mauren Lazzaretti, se reuniram com a presidente do Ibama, Suely Araújo, no dia 19 de setembro, em Brasília, para solicitar os relatórios de fiscalização decorrentes de todas as autuações que desconsideraram o estoque contido no SISFLORA por não ser apresentada cadeia de custódia, com o intuito de dar sequência nos demais atos sancionatórios, como suspender autorizações emitidas e bloquear o Cadastro de Consumidores de Produtos Florestais (CC-Sema) para evitar prejuízos ao meio ambiente.
3. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente está sempre disposta a atuar em parceria com os demais órgãos de controle e adotará todas as medidas cabíveis e pertinentes ao estado para cessar a continuidade desses crimes ambientais.