Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema apresenta estratégia PCI na reunião do GCF na Indonésia
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2017, 18h07 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 14h42 | Acessos: 209 | Categoria: Notícias
Foto: Sema-MT
a-Indonsia
Secretário-adjunto participa de reunião de lideranças internacionais

O secretário-adjunto de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Alex Sandro Marega, apresentou a estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) de desenvolvimento sustentável para Mato Grosso durante a reunião anual da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF), em Balikpapan, na Indonésia.

Durante evento deste ano, realizado entre os dias 25 e 28 de setembro, Marega também reforçou o compromisso assumido pelo Estado em zerar o desmatamento ilegal até 2020, além de implementar outras metas nos três eixos prioritários da PCI.

“Em 20 anos, houve uma mudança no modelo de desenvolvimento, que até a década de 90 era voltado em abrir as áreas de floresta para produzir. Agora é justamente o contrário, mesmo sendo grande produtor grãos e tendo um rebanho bovino de 29 milhões, reduzimos em mais de 80% desmatamento no período”.

Ele explicou aos representantes mundiais que a Sema é responsável pelo eixo conservar que tem uma missão importante pela frente, uma delas é efetivar o novo Código Florestal brasileiro (Lei nº 12.651/2012). Uma das ferramentas é o Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental (Simcar), que tem mais de 115 mil propriedades rurais em sua base e vai permitir a implantação do Programação de Regularização Ambiental (PRA).

“Com a PCI, o nosso compromisso é manter o ritmo de produção e de crescimento econômico, mas mantendo os 60% de cobertura vegetal, ou seja, não pretendemos abrir novas áreas e sim obter maior produtividade das que já estão abertas a partir de novas tecnologias. Outro desafio ligado à queda do desmatamento é justamente incluir pessoas, ir além das ferramentas do comando e controle”, avalia Marega.

Histórico do GCF

Em 2008, o governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger organizou a primeira cúpula global do clima dos governadores. Neste evento foi assinado um Memorando de Intenções (MOU) entre Califórnia, Illinois, Wisconsin, Papua, Aceh, Amapá, Amazonas, Mato Grosso e Pará, fato este que definiu as bases para a criação do GCF. Desde a sua criação, o GCF cresceu em número de membros e tem se configurado um dos principais esforços atuais no que se refere a incorporar as políticas de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) com outras ações que reduzam as emissões de gases causadores do efeito estufa. Atualmente conta com 26 estados membros de 7 países.

Convenção da Alemanha

O resultado desta reunião será levado também para a COP 23 (Conferência das Partes, realizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) em Bonn, na Alemanha, entre os dias 06 e 11/11, período em que se pretende estabelecer um novo acordo climático mundial, e será realizada em novembro deste ano.

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838