Conforme o coordenador de Conservação e Restauração de Ecossistemas, o engenheiro florestal Marcos Antônio Camargo Ferreira, a árvore é um dos símbolos mais utilizados ao longo da história das civilizações. Ela aumenta a umidade e produz oxigênio; diminui o desgaste e perda de solos, além de reduzir a temperatura do ambiente fornecendo sombra e abrigo.
“Para alguns possui um significado espiritual, a árvore é o símbolo da vida, representando as transformações e evoluções que ocorrem ao longos das estações. Também estabelece comunicação entre o mundo subterrâneo, por meio de suas raízes, e a superfície com o tronco e as alturas por meio de sua copa”, frisa analista ambiental da Sema.
Feliz com seu quintal no bairro Jardim Tropical, a jornalista, artesã e empresária Valéria Carvalho avalia que o tempo usado para cuidar das plantas ajuda a clarear a mente, relaxar e se conectar com algo superior, considerando um excelente hobby. “Comprei minha casa em novembro de 2014 e me apaixonei quando vi uma mangueira, uma goiabeira e um pé de acerola, desde então comprei e plantei mais uma amora que está em época de reprodução. Também plantei um pé de mexerica, um mamoeiro e um limoeiro que, apesar de pequeno, já está produzindo pela primeira vez. Tenho ainda três árvores ornamentais e um coqueiro. Fico deslumbrada quando vejo minhas plantas dando frutos”.
A engenheira e artista visual, Rosylene Pinto, residente no bairro Paiaguás, em Cuiabá, conta que ela e o esposo, o contador e funcionário público Nilton Pinto, cuidam todos os dias com muito amor e carinho das árvores que plantaram desde 2003. “No nosso quintal temos cajueiros, mangueira, bananeira, limoeiro, pé de amora e coqueiro. Algumas árvores meu pai quem plantou, outras foram meu esposo, a produção de resíduos no nosso quintal é grande, mas o canto dos passarinhos e a sombra das árvores supera qualquer sujeira, adoro esse lugar”.
Dia da Árvore
Cada região do nosso país possui uma árvore-símbolo. Na região Centro-Oeste é o ipê-amarelo (Handroanthus albus). Comemorada no dia 21, a data foi instituída no Brasil pelo presidente Castelo Branco. Ele sancionou um decreto-lei em 24 de fevereiro de 1965. O reflorestamento em áreas públicas ou particulares contribui positivamente com o planeta neste cenário de aquecimento global.
No Dia da Árvore, a Sema promoveu uma atividade interna com os servidores, um concurso fotográfico com direito a brindes para os três melhores ‘momentos fotográficos’ com as árvores da instituição, com atividade de dança circular e contemplação das árvores e do pôr do sol.