Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Ouvidores do Estado discutem planejamento de Rede de Ouvidorias
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2017, 19h13 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 14h43 | Acessos: 189 | Categoria: Notícias
 
a-BOuvidores_do_Estado_discutem_planejamento_de_Rede_de_Ouvidorias
A proposta é alinhar a atuação das ouvidoras dos poderes executivo, legislativo e judiciário de Mato Grosso para melhor atender o cidadão
Doze ouvidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Mato Grosso participaram, no auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), de um planejamento estratégico de trabalho das ouvidorias para melhor atender às necessidades do cidadão.

Conforme o ouvidor da Sema, Concélio Ribeiro Júnior, a ideia é aproximar os ouvidores dos três poderes por meio de uma rede de ouvidorias para que o trabalho de ambos seja fortalecido. “Todos os poderes legislativo e administrativo serão alinhados com uma estrutura para desenvolver um trabalho voltado à sociedade, com um canal aberto via telefone e audiências públicas uniformizando todas as ouvidorias”.

O auditor da Controladoria Geral do Estado (CGE), Christian Pizzatto de Moura, explica que existe uma Lei nº 13.460/2017 que estabelece direitos dos cidadãos e atribuições das ouvidorias como canal de entrada das manifestações onde os órgãos disponibilizam e atualizam periodicamente uma Carta de Serviço ao Usuário, com informações claras a respeito do serviço prestado, tempo de espera para atendimento, prazo máximo e locais para reclamações. A ação se destina aos ouvidores e funcionários de ouvidorias públicas, movimentos e organizações da sociedade civil.

A ouvidora da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), Marilei Martins, explicou que na próxima reunião decidirão com maiores esclarecimentos o que será definido para a nova criação de Rede. Ela acredita que o trabalho de ouvidor é primordial no Estado, mas entende as dificuldades do setor em dar uma resposta célere e eficiente. “Todos têm que se ajudar. E para isso é necessário trabalho em equipe com o fim de atender melhor o cidadão”.

Também participaram da reunião que ocorreu no dia 14 de setembro, os representantes das ouvidorias do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Isac Póvoas; das Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e Educação, Esporte e Lazer (Seduc), respectivamente, Juliana Marafigo e Dirse Neves; Defensoria Pública, Lúcio Andrade; da Sema, Vanessa Reis; da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager), Clarice Zunta e Jomini Freitas; da Polícia Judiciária Civil (PJC), Jefferson Dias e a Unidade de Serviços Conveniada (USC), Wolner Ribeiro.

A Ouvidoria é o canal de aproximação entre a administração pública e a população, ao receber as manifestações da sociedade, encaminhar as demandas sociais para providências dos setores competentes, dar resposta ao cidadão e produzir relatórios gerenciais.

Essa foi a terceira reunião dos ouvidores realizada neste ano. A primeira ocorreu no mês de junho, na Sedec, e a segunda no mês de julho, na Sema. Concélio explica que a proposta é que os encontros sejam itinerantes e aconteçam pelo menos uma vez no mês em cada secretaria. “A próxima está marcada para outubro, na Sema novamente”.

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838