Fávaro explica que os temas centrais da programação, que teve início nesta quinta-feira (04.05), são: Meio Ambiente, Segurança e Comunicação Pública. Além dos governadores, também integram os painéis de debates secretários estaduais e corpo técnico dos estados da Amazônia.
“Esta é mais uma oportunidade de integração que possibilitará fazer frente não só aos desafios e problemas, que são muitos, como planejar as ações de desenvolvimento sustentável para a região”, avalia Fávaro.
Também estão confirmadas as participações do procurador geral do Estado, Rogério Gallo, do secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, do secretário adjunto de Gestão Ambiental da Sema, Alex Sandro Marega, e da coordenadora de Gestão do Sistema REDD+ da Sema, Alcilene Freitas.
A programação de sexta tem início às 8h, com café da manhã com o governador de Rondônia, Confúcio Moura; e início da apresentação dos trabalhos realizados pelas câmaras setoriais às 9h45.
Entre as propostas importantes estão: lançamento da campanha ‘destinos turísticos da Amazônia’, com o ministro do Turismo Marx Beltrão; apresentação dos encaminhamentos da câmara de meio ambiente; considerações da embaixadora da Noruega sobre a Força-tarefa dos governadores para o Clima e Floresta (GCF), Aud Marit Wiig; encaminhamentos da câmara de comunicação pública e da câmara de segurança pública.
Um dos atos finais é a solenidade de assinatura do protocolo de intenções, agendada parar 11h, para a criação do consórcio interestadual da Amazônia Legal e dos acordos de cooperação entre os estados; e a leitura e assinatura da Carta de Porto Velho, que será encaminhada ao presidente Michel Temer, com as propostas e compromissos firmados entre os participantes.
O evento tem previsão de término às 12h. Compõem a Amazônia Legal os Estados de Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Maranhão e Roraima.