Página inicial > SEMA > Notícias > Parceiros definem indicadores para monitoramento da Estratégia PCI
Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2017, 14h39 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 14h51 | Acessos: 167 | Categoria: Notícias

Junior Silgueiro/Gcom-MT
a-aEstrategia_PCI
Trabalho deve resultar no balanço do primeiro ano de implantação da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir na agenda do Governo do Estado.

Integrantes da Estratégia PCI: Produzir, Conservar e Incluir deram mais um importante passo para a concretização do maior programa integrado de desenvolvimento sustentável do Estado. Membros do grupo G7, formado pelos quatro blocos que compõem o Comitê Estadual da Estratégia, definiram os indicadores que servirão como base para o monitoramento das ações acordadas internacionalmente.

O trabalho também deve resultar no balanço do primeiro ano de implantação da Estratégia PCI na agenda do Governo do Estado. O documento será apresentado aos membros da Estratégia na segunda reunião extraordinária do Comitê deste ano, prevista para ocorrer em 21 de junho.

“Para saber se as metas estão acontecendo ou não, primeiro é necessário definir como medi-las. A ideia é que a gente acompanhe essa evolução ao longo do tempo e, com base nela, sejam definidas políticas e ações para alcançar os objetivos estabelecidos, sendo que a maior parte deles são para 2030”, pontua o diretor-executivo do Comitê Estadual da Estratégia PCI, Fernando Sampaio.

Oficializada pelo governador Pedro Taques durante a 21ª Conferência Global do Clima (COP21), realizada na França, em dezembro de 2015, a Estratégia PCI é um compromisso do Estado, construído de forma coletiva entre Executivo e representantes da sociedade civil e de empresas privadas. O objetivo é alcançar uma série de metas para aliar a produção à conservação e à inclusão do pequeno produtor em um novo modelo de desenvolvimento econômico. O programa ainda traz uma visão de futuro para Mato Grosso, voltada ao desenvolvimento social e econômico por meio do uso sustentável da terra.

De acordo com Sampaio, algumas das metas pactuadas já apresentam avanços, entre elas a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). “Com base nos indicadores, meta por meta será conferida. A partir desta base, teremos a primeira medição oficial do trabalho da PCI, que em seu primeiro ano já apresenta bons resultados”, afirmou.

Outro componente que integra o monitoramento mais amplo da PCI é o acompanhamento das iniciativas e projetos afins já em desenvolvimento no estado. O trabalho vem sendo realizado pelo Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), tanto para mensurar a contribuição no avanço das metas quanto constituir um portfólio para a captação de novos investimentos. A meta para o segundo semestre é divulgar a estratégia em níveis estadual e nacional, com base no desenvolvimento de materiais didáticos, em parceria com o Gabinete de Comunicação.

Próximas agendas

Lançado como um grande conjunto de metas, o cronograma de agendas do Comitê Estadual da Estratégia PCI já está confirmado até outubro deste ano. A próxima reunião extraordinária será realizada em 21 de junho, seguida de outras duas agendas nos dias 22 de agosto e 24 de outubro. Também serão realizadas oficinas em maio deste ano. O primeiro encontro de 2017 ocorreu em janeiro e reuniu investidores estrangeiros, além de grupo de autoridades, composto por representantes do Governo da Noruega e da Embaixada do país no Brasil, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Saiba mais sobre o programa no site da Estratégia PCI.