O gerente do parque Mãe Bonifácia, coronel da Polícia Militar Celso Benedito Pinheiro, acredita que essa é uma ótima oportunidade de confraternizar, se divertir, esquecer os problemas do cotidiano e contemplar a natureza. “O feriado é um momento ideal para aliviar o estresse da rotina diária e nada melhor que visitar um desses parques para fazer um piquenique, encontrar os amigos e até fazer caminhada”.
Cuidados necessários
Ele alerta que a população faça o uso consciente do parque, de maneira que evite a depredação do bem natural e físico das unidades. Os parques trazem vários indicadores de conservação, como uma fauna associada, espécies raras e árvores quase centenárias. Pensando nisso, uma série de regras precisa ser seguida para que o ambiente continue cumprindo o seu papel biológico e social. Entre elas, está a restrição quanto aos animais domésticos, por oferecerem risco à fauna local.
Outro ponto importante destacado pelo gerente é que os animais não devem ser alimentados. Isso vale para os macacos, por exemplo, que não podem ingerir alimentos destinados a humanos. A Sema orienta que as famílias precisam supervisionar as crianças, pois o espaço dos parques oferece diversas situações naturais que podem levar a quedas e ferimentos, como galhos secos e pontiagudos, pedras, buracos, animais silvestres, entre outras Isso vale para as trilhas, o parquinho e os banheiros.
Serviço
Para tirar dúvidas ou saber outras informações sobre os parques estaduais, basta entrar em contato com a coordenadoria de unidades de conservação da Sema, pelos telefones (65) 3613-7224/ (65) 3613-7253 ou pelo e-mail cuco@sema.mt.gov.br.