Página inicial > SEMA > Notícias > Audiência pública discutirá plano da região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá
Publicado: Quarta, 15 de Março de 2017, 18h50 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 14h53 | Acessos: 211 | Categoria: Notícias

a-ariocuiaba

O município de Santo Antônio do Leverger recebe, a partir das 8h30 desta quinta-feira (16.03), audiência pública para discutir o diagnóstico do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) para a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (RM-VRC). Esta é a primeira vez que o plano integrado é discutido no Estado e tem como objetivo identificar problemas e buscar soluções em áreas comuns dos municípios que integram a região.

O evento será realizado na Câmara Municipal da cidade, localizada na Avenida Sto. Antônio, n° 367, Centro. Entre os eixos temáticos para discussão estão: Desenvolvimento Econômico Social e Políticas Setoriais (educação, habitação, saúde, turismo, segurança, lazer e esporte), Planejamento do uso e ocupação do solo - Mobilidade e Acessibilidade, Preservação e Conservação de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental nas cidades de Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger e Chapada dos Guimarães.

A presidente da Agência de Desenvolvimento Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá (Agem), Tânia Matos, entende que os municípios têm dificuldades para buscar uma solução em conjunto e, para ela, o papel do governo é intermediar a discussão. “Assim as coisas podem acontecer de forma equilibrada para que a população entenda com clareza as atribuições do município e as funções metropolitanas”, explicou.

O plano passará pelas fases de diagnóstico, prognóstico e elaboração do plano e do projeto de lei. Para tal, serão coletados dados, realizadas entrevistas e reuniões com lideranças municipais, audiências públicas, divulgação e oficinas de capacitação.

Esse é o quarto encontro, o primeiro ocorreu na segunda-feira (13.03), em Nossa Senhora do Livramento, na terça (14.03), foi a vez dos moradores da cidade de Acorizal participarem da audiência, e nesta quarta-feira (15.03) a população de Várzea Grande pôde conferir o plano. O ciclo de audiências termina na sexta-feira (17.03), na Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães, localizada na Avenida Fernando Corrêa.

Participam das audiências representantes do poder público municipal e estadual, movimentos sociais, sociedade civil organizada, Agência de Desenvolvimento Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá (Agem) e Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), empresa responsável pela elaboração do plano.