Página inicial > SEMA > Notícias > Sistema automatizado auxiliará Sema na gestão de frota de veículos
Publicado: Quarta, 01 de Março de 2017, 18h05 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 14h54 | Acessos: 259 | Categoria: Notícias

Foto: Fernanda Nazário/Sema-MT
a-acarros-Sema Após testes no mês de março, a nova tecnologia estará em funcionamento total em abril, permitindo agilidade e eficiência no trabalho do órgão ambiental estadual

A gestão de frotas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) será realizada por meio de um sistema automatizado, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento às demandas do cidadão.  Atualmente, o controle de veículos é feito de forma manual em planilhas de Excel, o que torna o trabalho moroso e ainda aumenta as chances de erro nas anotações.

O secretário de Administração Sistêmica da Sema, Valdinei Valério, acredita que, com essa nova ferramenta, a secretaria sai de uma fase arcaica para um período moderno, com auxílio da tecnologia para o avanço da gestão ambiental. “Usar planilhas já está ultrapassado. O novo método é um salto na modernização e integra um conjunto de medidas que estão transformando a realidade da instituição”.

O Sistema de Gerenciamento e Manutenção de Frotas (Sismaf) atende o Plano de Providências do Tribunal de Contas de 2013, que sugeriu melhorias na gestão dos veículos. Ele já é usado na Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e foi cedido sem custo para a Sema por meio de um termo de cooperação técnica. O Sismaf está em fase de testes e dever funcionar efetivamente no início do mês de abril.

O assessor técnico da área sistêmica da Sema, Carlos Dantas, intermediou a aquisição do sistema e trabalhou juntamente com a equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Sema para fazer as adequações necessárias na ferramenta. “Agradecemos à Sesp pela disposição em nos ajudar a adequar o Sismaf, isso foi de extrema importância para que ele tenha as ferramentas adaptadas às nossas demandas”.

Carlos explica que o Sismaf vai promover transparência no acesso a diversas informações, como localização de veículos, vencimento de impostos, inserção de multas e estatísticas de uso do carro. “Além dos carros, serão monitorados os barcos, motores, motosserras e reboques”. Assim que estiver liberado, o Sismaf será acessado pelo sistema intranet (portal interno da Sema) e alimentado pelos servidores da Gerência de Transporte.

O responsável pelo controle de frotas, Fabio Ferreira da Silva, está ansioso e espera que o sistema evite falhas no controle da manutenção de veículos, porque, para ele, uma das maiores dificuldades é a área mecânica. “Hoje anotamos no papel a hora de trocar o óleo, as peças e o Sismaf tem um módulo para atender essa necessidade, vai ficar mais simples e prático”.