O secretário de Estado de Meio Ambiente e vice-governador, Carlos Fávaro, participará nos dias 28 de fevereiro e 1º de março da reunião anual da ‘Iniciativa 20x20’ no Centro Internacional de Agricultura Tropical em Cali, na Colômbia, com o objetivo de apresentar a investidores internacionais os desafios, metas e oportunidades da restauração florestal em Mato Grosso, visando implementar a estratégia de desenvolvimento sustentável Produzir, Conservar e Incluir (PCI), que no eixo conservar visa zerar o desmatamento ilegal no estado até 2020.
“Este evento é importante para que possamos nos articular junto às instituições de pesquisa, ONGs e financeiras, na busca de angariar recursos que auxiliem na viabilidade das nossas metas. Vamos mostrar a seriedade com que a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) conduz a gestão ambiental e convencer os investidores a apostarem na restauração como um negócio que pode ser muito rentável”, adianta Fávaro.
Para o secretário executivo da Sema, André Baby, a adesão, participação e cooperação nessas iniciativas demonstram o compromisso do Brasil e de Mato Grosso com o cumprimento das metas das Convenções sobre Diversidade Biológica (CDB), das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além das metas firmadas no âmbito da estratégia PCI.
“A implementação do Código Florestal vai gerar a necessidade de restauração de milhões de hectares. Na estratégia PCI, o compromisso mais ambicioso está sendo cumprido, que é o combate ao desmatamento ilegal em todos os biomas até 2020. É fundamental ter a agenda de financiamento como parte central dos esforços feitos pelo governo de Mato Grosso e pelo setor privado, dessa forma será possível dar escala para essas ações”, frisa André Baby.
A programação é promovida pela WRI (World Resources Institutes) que é uma instituição internacional de pesquisa que transforma ideias em ações na inter-relação entre meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano. Os países que aderiram voluntariamente a Iniciativa 20x20 constituíram uma plataforma que busca a recuperação de 20 milhões de hectares de áreas produtivas na América Latina e Caribe até o ano de 2020, por isso o nome da iniciativa.
Essa proposta prevê ainda a recuperação e a conservação de solos produtivos, a integração de sistemas agrícolas, bem como o engajamento de investidores para financiar as atividades, foi lançada formalmente na COP 20, em Lima, e apoiará o Desafio de Bona, um compromisso global para restaurar 150 milhões hectares em todo o mundo até 2020 e a Declaração de Nova Iorque sobre florestas que pretende restaurar 350 milhões de hectares até 2030.
Entre outras autoridades que também participarão da programação estão: ministro de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia, Luis Murilo; ministro de Meio Ambiente da Argentina, Sergio Bergman; ministro da Agricultura do Peru, Jose Manuel Hernandez; ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi (a confirmar); o secretário de política nacional da Nicarágua, Paul Oquist; ministro de Desenvolvimento e Sustentabilidade de Belize, Omar Figueroa; diretor geral da CIAT, Rubén Echeverría; gestor florestal da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), Cesar Sabogal; diretor executivo da Itaipu Binacional Dam, Paraguay, Pedro Domaniczky.