A palestrante Sandra Valle explica que essas atividades ajudam as pessoas a terem mais tranquilidade e fazer melhores escolhas no cotidiano. "Alguns minutos de meditação, por exemplo, podem nos trazer muita paz interior, que nos auxilia a lidar com os desafios, pressões, aliviam estresse, e se a mente vai bem, tudo melhora, inclusive a saúde física".
A gerente do setor de Qualidade de Vida, Letícia Souza, explica que essas atividades ajudam a motivar os servidores, que se sentem mais valorizados. "Quando estamos com a saúde debilitada, isso afeta o rendimento profissional e até os relacionamentos, todos perdemos com isso".
A servidora do setor de Tecnologia da Sema, Greice Neves, diz que essas atividades são ótimas para tirar o servidor da rotina e melhorar também a saúde. “É sempre importante falar sobre isso, ainda mais quando essas atividades vêm de uma forma bem-humorada, porque o clima no trabalho fica melhor”.
Um dos temas propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) neste dia é refletir sobre a depressão, que afeta pessoas de todas as idades e estilos de vida, causa angústia e interfere na capacidade de o paciente fazer até mesmo as tarefas mais simples.
"Ter o hábito de praticar atividade física, meditação e desenvolver a espiritualidade são atividades que contribuem para prevenção de várias doenças, entre elas, a depressão. Sorrir, descontrair, fazer amigos, tudo isso deve ser levado a sério, devem ser prioridades", afirma Sandra, que é coordenadora de um grupo de meditação que destina uma manhã por semana (no sábado) para crianças e adolescentes na periferia de Chapada dos Guimarães. O projeto tem tido excelentes resultados.