Representantes do Governo de Mato Grosso participaram de uma reunião de consultas Brasil-Alemanha referente à cooperação técnica e financeira entre os dois países. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (07.12) no Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em Brasília.
O posicionamento favorável do ministério com o governo alemão, tendo o apoio do embaixador Georg Witchel, traz efeitos positivos para Mato Grosso, na consolidação de projetos na área de gestão ambiental que trazem benefícios diretos às populações tradicionais, povos indígenas e agricultura familiar.
Conforme o secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), André Baby, a reunião foi muito positiva. “Mato Grosso deu mais um importante passo para cumprir as metas assumidas na gestão ambiental e de valorização da floresta em pé, por meio da política de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento, Degradação florestal, Conservação, Manejo Florestal Sustentável e Aumento dos Estoques de Carbono Florestal)”.
Também representou o governo, pela Casa Civil, a assessora de assuntos internacionais, Rita Chiletto. Na pauta da reunião, constavam assuntos estratégicos, voltados ao meio ambiente, como uso sustentável e conservação da floresta tropical, área prioritária para eficiência energética e energias renováveis, iniciativa internacional do clima (IKI).
Queda no desmatamento
Com uma redução em 19% no desmatamento da Amazônia entre agosto de 2015 e julho de 2016, que significaram um recuo no desmatamento da floresta para 1.290 km², ante os 1.601 km² registrados no mesmo período do ano passado, conforme dados preliminares da Sema, o estado busca intensificar as ações que visam zerar o desmatamento ilegal.
Apesar da diminuição, a Secretaria já anunciou no mês de novembro um plano de ações para intensificar o monitoramento, a fiscalização e a responsabilização aos crimes ambientais para o ano de 2017. Uma das propostas é montar uma base de operações de combate ao desmatamento ilegal em Colniza (a 1.065 km de Cuiabá), na região noroeste, município que está em primeiro lugar no ranking do desmatamento nos últimos 5 anos. “Mas para avançarmos nessa missão audaciosa, vamos precisar de inúmeras parcerias, entre elas, as instituições internacionais”.
Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW)
É um dos bancos de fomento líderes mais experientes do mundo que está comprometido com a melhoria sustentável das condições de vida, focando nos âmbitos econômico, social e ambiental. O Programa REDD Early Movers Programme (REM) é o meio pelo qual o governo da Alemanha, através do KfW, apoia países/estados pioneiros em iniciativas de redução de emissões de gases do efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal (REDD), que tenham adotado iniciativas voluntárias de conservação florestal visando à mitigação da mudança climática. O programa recompensa o bom desempenho na redução do desmatamento e da degradação, além de promover o desenvolvimento sustentável.