Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Em dois dias, Sema atendeu 200 pessoas
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2016, 16h51 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 14h58 | Acessos: 252 | Categoria: Notícias

 

 
a-aCaravana.Sema
A maioria dos atendimentos se concentrou em explicações sobre a legislação ambiental, como pesca e licenciamento, e emissão de carteiras de pescador amador.

Durante os dois dias em que a equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) disponibilizou serviços na programação da Caravana da Transformação realizada, em Canarana (823 km a Leste de Cuiabá), foram atendidas cerca 200 pessoas, a maioria delas para esclarecer dúvidas sobre a legislação ambiental. Também foram emitidas 150 carteiras de pescador amador.

O engenheiro civil Felipe Matos, 25 anos, procurou o estande da Sema no evento a fim de entender como funciona a outorga para uso de recursos hídricos. Ele participou da palestra de licenciamento ambiental, que abordou temas relacionados à evolução da legislação, licenciamento de empreendimentos e as normas e atualidades da autorização de desmatamento.

“Foi muito bacana a iniciativa da secretaria em levar esses temas até nós, que estamos distante de alguns serviços do Governo. Aqui eu pude esclarecer minhas dúvidas e dar continuidade no meu trabalho que estava travado porque eu e minha equipe não tínhamos conseguido seguir com nosso projeto de barragens”.

Outra palestra que chamou a atenção da população foi o diálogo da pesca, momento em que pescadores amadores e profissionais da região puderam conversar com a equipe da Sema sobre piracema e regras gerais do setor.

Para o pescador Gelvásio Cardoso de Souza, 64 anos, o bate-papo foi o melhor que ele participou. “Consegui expor minhas aflições referente à fiscalização e fazer sugestões para o próximo ano”. Ele é pescador profissional há 20 anos e parabenizou o Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) pelo estudo realizado que apontou a mudança do período de defeso. “Nós também priorizamos a conservação do peixe, por isso apoiamos o estudo”.

Além da atuação da fiscalização e a lei da pesca, a secretaria executiva do Cepesca, Gabriela Priante, explicou aos pescadores como funciona a partir de agora o uso de estaca como anzol de galho, informou ainda quais são os documentos necessários para o comercio de peixe e como será a venda de peixe em outros períodos.

“Espero que eles tenham aprendido muita coisa, pois foi extremamente gratificante conversar com os pescadores. Às vezes penso que eles estão cansados de saber alguns assuntos, mas sempre quando vamos para um diálogo percebo que eles sempre têm sede de mais informação e isso é importante para nós”.

A população de Canarana participou ainda de outro diálogo. Desta vez sobre educação ambiental onde puderam debater a importância de discutir as questões ambientais em sala de aula, na roda entre amigos e familiares.

Esta é a segunda edição da Caravana da Transformação, que ocorreu entre os dias 8 e 12 deste mês, levando serviços de cidadania mais de 20 municípios da região. No mês de setembro, a Sema também participou da Caravana de Peixoto de Azevedo, com um balanço de mil pessoas atendidas, 86 carteiras de pescador amador confeccionadas e a doação de 3,6 mil mudas de árvores.

 

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838