Página inicial > SEMA > Notícias > Sema promove curso de capacitação para catadores de Rondonópolis
Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2016, 15h05 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 14h59 | Acessos: 182 | Categoria: Notícias

a-cursocatadores2 Entre os temas das aulas em andamento, nesta sexta-feira e sábado (11 e 12.11), estão: educação ambiental, princípios do associativismo e cooperativismo, gestão financeira e economia solidária
A Secretaria do Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) realiza neste fim de semana, em Rondonópolis, um curso de capacitação voltado aos catadores de materiais recicláveis. O objetivo é readequar os espaços que hoje servem como ‘lixões’ e promover a inclusão social das famílias.
Essa capacitação ocorre nesta sexta-feira e sábado (11 e 12.11), na escola ‘Estadual Daniel Martins de Moura’, que fica no bairro Jardim Modelo. A gerente do projeto, Terezinha Rodrigues da Silva, explica que os catadores precisam ser incluídos na política de resíduo sólido dos municípios e isso só vai acontecer se eles estiverem organizados e fortalecidos enquanto instituição. “Nosso papel é fortalecer e profissionalizar os serviços deles, para que eles saibam dos seus direitos”.

Os assuntos debatidos no curso compreendem: educação ambiental; princípios de associativismo e cooperativismo; gestão financeira para associações e cooperativas; e os princípios básicos da economia solidária. “A política de resíduos sólidos é forte, mas não é atendida quando chega na ponta, nos catadores. Em razão disso é importante o diálogo entre Estado e município para promover a valorização deles”, concluiu a gerente do projeto.

Para o catador Claudinei Betirio, de 60 anos, que trabalha com recicláveis há 10 anos, vai ser muito importante levar as informações para a associação em Jaciara. “É importante interagir com os outros catadores, inclusive de outras cidades, para trocar experiências e desenvolver um trabalho eficiente”. Já a catadora Flavia Cândida Pereira, de 28 anos, disse que está muito confiante em se reunir com os colegas para abrir uma associação em Rondonópolis. “É o tipo de oportunidade que nos faz sonhar com um futuro melhor para mim e os meus filhos”.

O diretor substituto da unidade regional da Sema em Rondonópolis, Leonardo de Carvalho, disse que o curso realmente traz novas perspectivas aos profissionais que sobrevivem desta atividade e que precisam se profissionalizar. “Além da questão social, ganha também o meio ambiente”. A capacitação teve a participação das associações: Cooperlimp (Primavera do Leste), Refijaci (Jaciara), Cotramar (Campo Verde), Coopercicla (Rondonópolis) e os catadores do ‘lixão’ da Rondonópolis e de Santo Antônio do Leste.

Rondonópolis é a quarta cidade a receber esse curso de formação para os catadores atuarem de maneira profissional. Já receberam o curso Sinop, Cáceres e Cuiabá. A próxima cidade a receber esse curso é Tangará da Serra. O projeto está inserido no programa MT Pró Catador, que é um projeto do governo federal com investimentos de R$ 2,7 milhões.