Página inicial > SEMA > Notícias > Crianças participam de programação do ‘Dia da Árvore’
Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2016, 19h42 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h00 | Acessos: 158 | Categoria: Notícias

Meneguini/Gcomarvore_2016
Criançada se divertiu durante trilha interpretativa no Parque Mãe Bonifácia

A equipe da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou dois eventos nesta quarta-feira (21.09), em alusão ao ‘Dia da Árvore’ e ao início da primavera, que é nesta sexta-feira, 23 de setembro.

Promover reflexão acerca da importância do reflorestamento das áreas urbanas e do impacto das árvores para a qualidade de vida da população foram os principais objetivos da ação que envolve crianças, jovens e também adultos.

“As árvores são vitais para aumentar a umidade relativa do ar e também para purificar o ar, evitar e conter erosões, reduzir a temperatura, fornece sombra e também abrigo para algumas espécies animais e ainda produzir alimentos”, pontuou Marcos Antônio Ferreira, superintendente de Educação Ambiental.

No Parque Estadual Mãe Bonifácia, cerca de 250 crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares participaram da trilha interpretativa para conhecer melhor as espécies nativas do cerrado, que é um dos ambientes com maior biodiversidade do mundo e ao mesmo tempo é ameaçado de extinção.

Esta importante unidade de conservação estadual abriga pelo menos 80 espécies de plantas nativas catalogadas. Entre elas, a Myracrodruon urundeuva Allemao, popularmente conhecida como aroeirinha, que tem risco de extinção. A árvore, que pode chegar a 25 metros de altura, dependendo da qualidade do solo, era muito utilizada para a fabricação de cercas.

Plantio de mudas

Foto: Exemplo de Crédito de Foto
arvore_2016_2
Na Passagem da Conceição, todos juntos para celebrar a importância da árvore

Cerca de 200 crianças das escolas municipais participaram de ações de teatro interativo sobre a árvore e plantio de mudas. A primeira delas na Dom Bosco (Cuiabá), das 7h30 às 8h30, no bairro Praeirinho; e depois na escola João Ponce de Arruda (Várzea Grande), das 15h às 16h, na Passagem da Conceição, envolvendo toda a comunidade, entre as autoridades presentes, estiveram a secretária de Meio Ambiente do município, Helen Ferreira Farias.

“Como está em processo de formação, a criança pode aprender agora que a árvore é importante para o seu bem-estar e fundamental para o planeta. Nossa proposta é que a partir dessas ações ela contribua com a sensibilização da família”, Vânia Montalvão, coordenadora de Educação Ambiental.