Página inicial > SEMA > Notícias > Dia da Árvore: Sema realiza plantio de mudas em escolas e trilha interpretativa
Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 20h12 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h00 | Acessos: 182 | Categoria: Notícias

Maike Toscano/Gcom
arvore_mike8

A programação será no dia 21 (manhã e tarde), com trilha para 300 estudantes no Parque Estadual Mãe Bonifácia; e teatro e plantio de mudas em duas escolas municipais de Cuiabá e Várzea Grande, para 200 alunos

A equipe da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizará dois eventos nesta quarta-feira (21.09), em alusão ao ‘Dia da Árvore’ e ao início da primavera, que é no dia 23 deste mês. A proposta principal é promover a reflexão acerca da importância do reflorestamento das áreas urbanas nas cidades e do impacto das árvores para a qualidade de vida da população.

Está previsto na programação o plantio de mudas em duas escolas municipais de Cuiabá e Várzea Grande, no período da manhã e da tarde, envolvendo cerca de 200 estudantes de 4 a 11 anos. Também haverá, nos dois períodos, a realização de trilha interpretativa no Parque Estadual Mãe Bonifácia, na capital, com a participação de pelo menos 300 estudantes do ensino fundamental e médio.

Para o superintendente de Educação Ambiental da Sema, Marcos Antônio Ferreira, além da conscientização sobre a importância desse patrimônio natural, os estudantes vão ter contato com a prática de plantio e cuidados com a flora. “As árvores são vitais para aumentar a umidade relativa do ar e também para purificar o ar, evitar e conter erosões, reduzir a temperatura, fornece sombra e também abrigo para algumas espécies animais e ainda produzir alimentos”.

Cada região do nosso país possui uma árvore-símbolo, na região Centro-Oeste é o ipê-amarelo (Handroanthus albus). Comemorado no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore foi instituído no Brasil pelo presidente Castelo Branco. Ele sancionou um decreto-lei em 24 de fevereiro de 1965. O reflorestamento em áreas públicas ou particulares contribui positivamente com o planeta neste cenário de aquecimento global.

Trilha interpretativa

Será no Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá, no período da manhã e da tarde, com agendamento de até 30 grupos de alunos da rede pública estadual e particular de ensino da capital e Várzea Grande. A atividade será realizada por uma trilha pré-definida de aproximadamente 800 metros, nas proximidades do Casarão do Parque, com a proposta de conhecer mais profundamente as espécies nativas de plantas e animais. Será realizada juntamente com uma equipe da Sema e monitores convidados, que já foram treinados e certificados pelo órgão ambiental. Essa é uma trilha circular e percorrida, em média, em 40 minutos.

Plantio de mudas

Essa programação será realizada nas Escolas Municipais Dom Bosco (Cuiabá), das 7h30 às 8h30, no bairro Praeirinho; e João Ponce de Arruda (Várzea Grande), das 15h às 16h, na Passagem da Conceição. Consiste no plantio de mudas pelos alunos, juntamente com a equipe de professores e direção da escola, juntamente com a sensibilização sobre a importância da árvore, do reflorestamento e do cuidado, por meio de um teatro interativo para que a comunidade escolar ‘adote’ as árvores que serão plantadas. Em Várzea Grande, as mudas de espécies nativas serão plantadas à margem do Rio Cuiabá, que se encontra muito próximo da escola. Em Cuiabá, serão plantadas espécies frutíferas, também pelos alunos, na própria escola.