Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Agroindústria familiar e de pequeno porte está isenta de taxas da Sema
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Terça, 27 de Março de 2018, 20h22 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h02 | Acessos: 197 | Categoria: Notícias
Foto: Seaf-MT
a-agggResfriadores_de_leite
O Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte também permitirá a simplificação do licenciamento
As pequenas instalações destinadas ao abate e/ou processamento e à industrialização de produtos de origem animal e vegetal terão a garantia de comercialização dos produtos com inspeção municipal por meio do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte de Mato Grosso (Susaf-MT). Criado pela lei estadual 10.502/2017, o programa terá uma gerência composta por servidores Secretaria de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária (Seaf), do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), sendo vinculado à primeira.

Os empreendimentos que se enquadram no programa, conforme parâmetros de volume de transformação definidos em lei, terão isenção de taxas e emolumentos da Sema. Também compete ao órgão ambiental orientar os serviços de inspeção municipal e as agroindústrias familiares para garantir o cumprimento das normas ambientais vigentes. Outra vantagem para os pequenos, é a simplificação do licenciamento.

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby, a iniciativa do Governo de Mato Grosso ratifica o empenho em garantir a inclusão da agricultura familiar no processo produtivo. “Nesse sentido, a Sema abraçou a causa por acreditar na importância de darmos a devida atenção aos agricultores familiares para que estes produzam, seguindo a legislação ambiental, e possam ter acesso a novas linhas de crédito e agregar valor ao produto”, defende o gestor.

A iniciativa do Governo de Mato Grosso em instituir o Susaf-MT integra o conjunto de ações do eixo Incluir da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI). Lançada durante a 21ª Conferência das Partes (COP-21), em Paris, o projeto nasceu de uma construção coletiva entre poder público, entes privados e sociedade civil organizada. O objetivo é captar recursos para o Estado de Mato Grosso com foco na expansão e aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal, na conservação dos remanescentes de vegetação nativa, na recomposição dos passivos ambientais e na inclusão socioeconômica da agricultura familiar, além de gerar a redução de emissões e sequestro de carbono de 6 GTonCO2, mediante o controle do desmatamento e o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838