Página inicial > SEMA > Notícias > Mudanças climáticas: Sema participa da reunião anual do GCF no México
Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2016, 14h25 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h02 | Acessos: 229 | Categoria: Notícias

Arquivo/Sema
carlos_gcf2
Secretário adjunto de Gestão Ambiental, Carlos Kato, participa de evento internacional no México.

O secretário adjunto de Gestão Ambiental, Carlos Henrique Kato, e a Coordenadora de Gestão do Sistema Estadual de REDD+, Alcilene Freitas, participaram da Reunião Anual da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF) e da II Cúpula de Mudanças Climáticas das Américas, realizadas em Jalisco, no México, entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro.

A reunião anual do GCF 2016 teve por objetivo servir como plataforma para a colaboração e criação de novas parcerias com jurisdições das Américas, setor privado, sociedade civil, povos indígenas e instituições financeiras, além de criar oportunidades de aprendizado a partir de casos de iniciativas subnacionais bem-sucedidas, identificar novos fluxos financeiros para os estados e províncias membros do GCF prosseguirem com suas atividades e de ser um catalizador dos pleitos dos membros GCF visando seu fortalecimento.

Além de questões relativas à governança da Força Tarefa, os membros GCF puderam participar de sessões de trabalho relacionadas a temas como “parecerias indígenas e de comunidades tradicionais”, “fundos e parcerias para financiamentos” e “ cadeia logística e parcerias do setor privado”, entre outros.

Os representantes de Mato Grosso explanaram acerca do Sistema Estadual de REDD+ e dos trabalhos no âmbito do Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas e também da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir.

O evento constituiu uma oportunidade única de os membros GCF avançarem nos compromissos assumidos quanto à construção de programas jurisdicionais para a proteção das florestas e do clima, em especial aqueles ratificados na Declaração de Rio Branco (Reunião Anual GCF 2014), momento em que concordaram em reduzir o desmatamento em 80% até 2020.

Já a II Cúpula de Mudanças Climáticas das Américas reuniu governos subnacionais do continente americano com o objetivo de avançar sobre os desafios apresentados na Agenda 2030 de Desenvolvimento e ao Acordo de Paris, assuntos que complementam a atenção dada pelo GCF à redução de emissões do desmatamento e degradação florestal (REDD), refletidas na declaração de Rio Branco.

A II Cúpula trouxe sessões relacionados a temas como a legislação climática e a legislação ambiental nas américas, a cooperação internacional para o desenvolvimento como vetor econômico contra as mudanças climáticas e estratégias locais de adaptação e mitigação, entre outros. Participaram da II Cúpula representantes de 23 países convidados, sendo 15 membros da Cúpula e 8 membros do GCF.

Sobre o GCF

A Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF) é uma colaboração subnacional ímpar entre 29 estados e províncias do Brasil, Indonésia, Costa do Marfim, México, Nigéria, Peru, Colômbia, Espanha e Estados Unidos. O GCF busca avançar em relação a programas jurisdicionais desenhados para promover um desenvolvimento rural de baixas emissões do desmatamento, degradação florestal e uso do solo e ligar estas atividades a oportunidades de pagamentos por desempenho. Mais de 25% das florestas tropicais do mundo estão nos estados e províncias do GCF, incluindo mais de 75% das florestas do Brasil e Peru.

Cúpula de Mudanças Climáticas das Américas: Sua primeira edição se deu em Ontário, Canadá, em 2015. A Cúpula foi criada com o objetivo de unir os governos subnacionais das américas para fortalecer a luta contra as mudanças climáticas através de um consenso hemisférico sobre a agenda climática global. Os encontros visam, também, o estabelecimento de compromissos de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a identificação de oportunidades de investimento em uma economia global de baixo carbono.

Na oportunidade também foi realizado alinhamentos entre os secretários de meio ambiente da Amazônia para o estreitamento no contato entre os comitês de inteligência contra crimes ambientais de cada estado para promover ações em conjunto de fiscalização.

(Fonte: GCF)