Página inicial > SEMA > Notícias > Sema participa de abertura de exposição “Prêmio Gestão Ambiental no Bioma Amazônia”
Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2016, 18h02 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h03 | Acessos: 143 | Categoria: Notícias

Rose Domingues/Semaandre_ibam2
Secretário executivo André Baby frisa a importância da gestão voltada para a descentralização e desconcentração dos serviços ambientais.

O secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), André Baby, e sua equipe participaram da abertura da exposição ‘Prêmio Gestão Ambiental no Bioma Amazônia’, nesta segunda-feira (05.09) no Pantanal Shopping, em Cuiabá. A exposição continuará até 18 de setembro, das 10h às 22h, no saguão próximo à entrada principal. Três dos trabalhos expostos são de Mato Grosso.

“A gestão ambiental precisa ser valorizada e estimulada, porque o município é realmente onde as coisas acontecem. Estamos satisfeitos e felizes por participarmos de uma premiação nacional e termos tantos projetos selecionados e premiados”, avaliou o secretário André Baby, que destacou o esforço da atual gestão estadual em avançar com o processo de descentralização dos serviços no interior do Estado.

De um universo de 140 práticas inscritas ao prêmio Ibam (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), 65 foram selecionadas e reconhecidas. Desse total, 23 são de Mato Grosso (as demais do Amazonas e Pará). A maioria, 18 delas, são experiências de prefeituras municipais em regularização fundiária, recuperação de nascentes e APPs, e combate às queimadas. Quinze receberam certificado e três foram premiadas nacionalmente: Paranaíta, Sinop e Cotriguaçu.

Para o superintendente geral do Ibam, Paulo Timm, os dados do prêmio são extremamente positivos porque mesmo não sendo uma iniciativa que rende incentivo financeiro aos participantes, contou com um número surpreendente de inscrições. “Nosso esforço é voltado para reconhecer e inspirar os demais municípios e instituições a também desenvolver as boas práticas e políticas na área de gestão ambiental”.

A bióloga e responsável pela premiação no Ibam, Andréa Pitanguy, disse que se surpreendeu com o nível dos projetos inscritos, tanto que a comissão técnica teve dificuldade em selecionar aqueles que receberiam o certificado e as premiações. A proposta é dar continuidade a esse trabalho criando um banco de dados das experiências compartilhadas para fomentar a troca entre as regiões e municípios. Também será feita uma publicação com os dez premiados. “Os trabalhos são incríveis, criativos, inovadores, ousados e tratam de temas muito relevantes para a região da Amazônia”.