Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Durante dois dias da Caravana da Transformação, Sema atendeu 171 pessoas
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Terça, 14 de Março de 2017, 12h06 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h03 | Acessos: 235 | Categoria: Notícias

 

 
a-atendimentocaravana
Os principais atendimentos se concentraram na emissão de carteiras de pescador amador e dúvidas sobre a pesca.

Durante os dois dias em que a equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) disponibilizou serviços na programação da Caravana da Transformação, realizada em São José de Quatro Marcos (328 km a oeste da capital), foram atendidas 171 pessoas, a maioria delas para esclarecer dúvidas sobre pesca. Também foram emitidas 104 carteiras de pescador amador.

O secretário da Sema e vice-governador, Carlos Fávaro, faz um balanço positivo da participação da secretaria e ressalta que a proximidade do órgão ambiental com a população é importante para uma gestão mais eficiente e justa. “Nossa missão é conservar o meio ambiente, mas só vamos alcançar essa meta se trabalharmos juntos com a população. E a Caravana serve como uma extensão do trabalho da Sema em que levamos informação para as pessoas para que elas abracem as causas ambientais”.

A coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Vania Marcia Montalvão, acredita que a cada Caravana há uma nova oportunidade para desenvolver ideias e identificar as necessidades das cidades mato-grossenses. “Assim podemos desenvolver produtos ou projetos que vão de encontro com a realidade de determinada região”.

Os participantes da Caravana simpatizantes às questões ambientais puderam registrar sua presença no evento com o ‘Click foto’ realizado pela ONG WWF-Brasil no stand da Sema. Um total de 613 pessoas posou para foto em um cenário virtual de peixes e receberam seu retrato instantaneamente.

A população São José de Quatro Marcos participou também de um diálogo voltado à municipalização da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que contou com a participação de gestores de seis municípios da região Oeste do Estado e abordou os benefícios do projeto nas prefeituras e outros órgãos municipais. Houve também uma palestra sobre descentralização da gestão ambiental e um bate-papo com os pequenos produtores rurais sobre o meio ambiente e a regularização fundiária na agricultura familiar.

Gestão da água

Durante a programação da Caravana, o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Cehidro) empossou mais um Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH), o do Rio Cabaçal, que abrange nove municípios da região Oeste de Mato Grosso e deságua no Pantanal. O Estado agora conta com seis Comitês atuantes, que compreendem cerca de 50 municípios, e outros quatro em fase de consolidação que devem ser empossados até o mês de abril.

Participam do CBH as prefeituras de Reserva do Cabaçal, Salto do Céu, Rio Branco, Lambari D’ Oeste, Curvelândia, Cáceres, Mirassol D’Oeste, São José de Quatro Marcos e Araputanga, além de usuários da água, ONGs e representantes da sociedade civil. Esta é a quinta edição da Caravana da Transformação, que iniciou no dia 07.03 e segue até o dia 17 de março, levando serviços de cidadania a mais de 20 municípios da região Oeste do Estado. A Sema integrou os trabalhos nos dias 10 e 11.

Balanço de atendimentos

Em 2016, a Sema atendeu cerca de 1,2 mil pessoas durante as Caravanas da Transformação realizadas em setembro e novembro nos municípios de Peixoto de Azevedo (691 km ao norte da capital) e Canarana (823 km a Leste de Cuiabá) respectivamente. A maioria delas participou das palestras realizadas pela secretaria para esclarecer dúvidas sobre a legislação ambiental, educação ambiental e pesca. Durante os dois eventos também foram emitidas 236 carteiras de pescador amador e doadas 3,6 mil mudas de árvores.

 

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838