Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Audiências públicas discutem implantação de usina hidrelétrica no Rio das Garças
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 03 de Agosto de 2016, 21h47 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h05 | Acessos: 277 | Categoria: Notícias

 

Divulgaçãoa-foto_barra_garcas
 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza, nesta quarta (03.08) e quinta-feira (04.08), audiências públicas nos municípios de General Carneiro (442 km de Cuiabá), Pontal do Araguaia (512 km de Cuiabá) e Barra do Garças (509 km de Cuiabá), para discutir a implantação de um projeto da Usina Hidrelétrica de Energia Boaventura no Rio das Garças. Este é um investimento de R$ 260 milhões, com previsão de início de operação para 2018, após a fase de licenciamento ambiental.

Conforme o coordenador de Licenciamento com Estudos de Impactos Ambientais da Sema, Valmi Simão de Lima, a audiência pública representa uma das etapas do processo de licenciamento ambiental e tem o papel de consultar a população. Na oportunidade, haverá apresentação e esclarecimento de dúvidas pelo empreendedor e consultoria técnica sobre as características do projeto. Os conteúdos do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) também serão apresentados durante os encontros. “Nesse momento as pessoas vão conhecer a atividade a ser realizada pela usina, tirar dúvidas e sugerir mudanças, por isso é importante a participação dos moradores”, ressalta Valmi Lima.

O EIA-Rima apresentado à Secretaria e à população pode ser aprovado ou não. O coordenador explica que os estudos são realizados pela empresa e a Sema faz a análise da viabilidade ambiental do projeto. “Para o estudo ser aprovado, levamos em consideração alguns aspectos sociais e ambientais, como por exemplo, o tamanho do impacto da construção da usina na vida dos pescadores, ribeirinhos, produtores rurais e animais da região. Tudo isso precisa constar no EIA-Rima, então passamos para a próxima fase que é de análise para liberação das licenças prévia, de instalação e de operação”. O EIA-Rima da usina está disponível para consulta aqui.

O projeto de implantação da UHE foi apresentado à Sema em fevereiro deste ano. O documento prevê um alagamento de 1700 hectares, que atingirá os municípios de General Carneiro, Pontal do Araguaia e Barra do Garças. A estimativa é que o potencial das turbinas chegue a 38 Megawatts (MW).

Sobre as audiências públicas

O evento é público e gratuito. A primeira audiência pública ocorrerá nesta quarta-feira (03.08), às 19h30, no Ginásio de Esportes Odenir Leite, situado no Bairro Centro da cidade de General Carneiro. Na quinta-feira (04.08), às 10h, será a vez dos moradores do município de Pontal do Araguaia avaliarem a proposta. A consulta pública será realizada no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), localizada na Avenida Universitária, n° 3.500.

No mesmo dia, às 19h30, Valmi Lima, juntamente com a equipe técnica da Sema e representantes da empresa, estará em Barra do Garças, no auditório Fenando Peres de Faria, Rua Carajás, n° 522, para discutir com a população os impactos da implantação da UHE na região.

A empresa

A UHE Boaventura está presente em sete estados do Brasil. Se aprovado, este será o primeiro empreendimento da Usina em Mato Grosso. De acordo com o diretor da empresa que está desenvolvendo o projeto para a UHE, a EC Brasil, José Guilherme Nascimento, o novo negócio deve gerar cerca de 350 empregos no período da construção e para a operação a expectativa é de 25 empregados.

 

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838