Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Monitoramento da Piracema
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2010, 12h06 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h03 | Acessos: 1932 | Categoria: Notícias
cfrp_piracema1

Piracema é o nome dado ao período reprodutivo dos peixes, quando esses migram rumo às cabeceiras nadando contra a correnteza para realizar a desova, no entanto, a desova pode ocorrer ao longo do trecho do rio e não necessariamente nas cabeceiras. Este fenômeno normalmente ocorre entre outubro e março.

Com o intuito de proteger e resguardar as espécies que estão em reprodução e vulneráveis à pesca predatória, o Estado de Mato Grosso institui o Período de Defeso proibindo a pesca profissional, esportiva e amadora nos rios de seu território, que inclui as bacias do Alto Paraguai, Amazônica e Araguaia. Nesse período é permitida apenas a pesca científica e a pesca de subsistência.

 

Objetivos

Tem o objetivo de monitorar a reprodução dos peixes reofílicos e avaliar se o período de piracema está em consonância com o período de defeso estabelecido pela legislação. Nesta atividade também são levantadas informações sobre a biologia dos peixes, que podem subsidiar os estudos de impacto ambiental sobre os recursos pesqueiros. 

 

cfrp_piracema2
 
cfrp_piracema4

Coletas dos dados

A coleta vem sendo realizada nas bacias do Alto Paraguai, Amazônica e do Araguaia, durante os meses de outubro a março. São tomados os dados biométricos dos peixes e identificados os estádios de maturidade sexual dos indivíduos coletados.

Para o desenvolvimento destas atividades, contamos com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Diretorias de Unidades Desconcentradas da SEMA e Colônias de Pescadores.

 

Resultados preliminares

Os resultados dos estudos de 2007- 2009 foram analisados e indicam que o período de defeso de piracema corresponde ao estabelecido pela legislação em MT (novembro a fevereiro).

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838