Piracema é o nome dado ao período reprodutivo dos peixes, quando esses migram rumo às cabeceiras nadando contra a correnteza para realizar a desova, no entanto, a desova pode ocorrer ao longo do trecho do rio e não necessariamente nas cabeceiras. Este fenômeno normalmente ocorre entre outubro e março.
Com o intuito de proteger e resguardar as espécies que estão em reprodução e vulneráveis à pesca predatória, o Estado de Mato Grosso institui o Período de Defeso proibindo a pesca profissional, esportiva e amadora nos rios de seu território, que inclui as bacias do Alto Paraguai, Amazônica e Araguaia. Nesse período é permitida apenas a pesca científica e a pesca de subsistência.
Objetivos
Tem o objetivo de monitorar a reprodução dos peixes reofílicos e avaliar se o período de piracema está em consonância com o período de defeso estabelecido pela legislação. Nesta atividade também são levantadas informações sobre a biologia dos peixes, que podem subsidiar os estudos de impacto ambiental sobre os recursos pesqueiros.
Coletas dos dados
A coleta vem sendo realizada nas bacias do Alto Paraguai, Amazônica e do Araguaia, durante os meses de outubro a março. São tomados os dados biométricos dos peixes e identificados os estádios de maturidade sexual dos indivíduos coletados.
Para o desenvolvimento destas atividades, contamos com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Diretorias de Unidades Desconcentradas da SEMA e Colônias de Pescadores.
Resultados preliminares
Os resultados dos estudos de 2007- 2009 foram analisados e indicam que o período de defeso de piracema corresponde ao estabelecido pela legislação em MT (novembro a fevereiro).