Começa nesta segunda-feira (01.08) o curso de ‘Manejo Florestal Sustentável: Normas e Procedimentos’. Devido ao grande número de procura os inscritos precisaram ser divididos em duas turmas de 82 pessoas cada. A primeira terá aula na 5º edição do curso que ocorrerá das 8h às 12h; e a segunda fará parte da 6º edição do curso que acontece das 14h às 18h, ambas no auditório Pantanal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
A capacitação inicia na segunda e segue até sexta-feira (05.08). No primeiro dia do curso, os inscritos precisam chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência para fazer o cadastro de acesso ao auditório. Ao fim da capacitação, os participantes ganharão um certificado com carga horária de 20h.
De acordo com o analista do meio ambiente da Sema, Marcos Antônio Ferreira, a proposta da capacitação é balizar as informações entre o corpo técnico da Sema, profissionais e estudantes a respeito dos conceitos, normas e atualidades importantes para elaboração de planos de manejo florestal sustentável.
Programação
No dia 1º de agosto, as duas turmas terão aulas sobre as normas estaduais para o manejo de florestas nativas, a gestão dos recursos florestais e o geoinformação aplicado ao manejo florestal. No segundo dia, haverá uma apresentação do diagnóstico florestal, do inventário florestal - exigências legais, finalidade e análises, além da discussão referente às equações de volume segundo a Unidade de Produção Anual (UPA).
A capacitação continua no dia 3 de agosto, com a apresentação dos planos de manejo florestal e operacional anual. O evento segue discutindo sobre as parcelas permanentes, relatórios de manejo e sistemas de controle. No dia 04 de agosto, os participantes aprenderão sobre vistorias em manejo florestal, fiscalização da atividade e atuação complementar em Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS). Já no dia 05, último dia do curso, serão discutidos temas referentes à cadeia produtiva, avanços na ciência florestal, redes neurais artificiais aplicadas ao manejo de floresta nativa e normatização técnica.