Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Mapeamento e Monitoramento de Ninhais
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2010, 12h06 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h03 | Acessos: 1635 | Categoria: Notícias
Foto: Marcos Vergueiro
cfrp_ninhal1

Todos os anos, as aves aquáticas do Pantanal se reúnem numa determinada área para construir seus ninhos, formando grandes colônias de reprodução. Esta concentração de aves nidificando numa mesma área é conhecida regionalmente por “viveiro” ou “ninhal”.

Num único viveiro pode haver centenas ou milhares de aves construindo seus ninhos ao longo da mata ciliar ou em capões e cordilheiras próximos de rios, corixos e baías. Podem ser formados por biguás, biguá-tingas e baguaris (ninhal preto) ou por garças, colhereiros e cabeças-secas (ninhal branco).

Há aves que reproduzem todos os anos, no mesmo local, entretanto isso não acontece sempre. As causas podem estar relacionadas a fatores naturais (pulso de inundação, disponibilidade de alimento) ou antrópicos (turismo desordenado, fogo, desmatamento, navegação intensa, captura de iscas vivas, coleta de ovos e filhotes, animais domésticos), podendo levar o ninhal à extinção ou mudança das aves do local de nidificação.

Por serem ambientes extremamente sensíveis e ameaçados, a Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros vem mapeando e monitorando estas áreas no Pantanal Mato-grossense desde 2006.

 

?
cfrp_ninhal2
Ninhal do Rio Três Irmãos

Objetivos

1) Conhecer a distribuição dos ninhais no Pantanal;
2) Identificar as atividades que possam estar comprometendo a reprodução das aves;
3) Adotar medidas de proteção e conservação destas áreas;
4) Produzir material científico, informativo e educativo;
5) Ordenar a atividade turística.
 

  

  

Parcerias

Este trabalho é desenvolvido em parceria da Coordenadoria de Unidades de Conservação, Coordenadoria de Fiscalização de Fauna e Flora, Gerência Regional do Parque Estadual Encontro das Águas, Gerência Regional das Estradas Parques e Diretoria de Unidade Desconcentrada de Cáceres.

Para o desenvolvimento destas atividades, contamos ainda com o apoio e a participação de várias fazendas, pousadas, hotéis, empresas, instituições e moradores locais na região.

Resultados

Até novembro de 2011, mapeamos cerca de 53 ninhais (46 ativos e 7 extintos) distribuídos na região do Pantanal Mato-grossense, nos municípios de Barão de Melgaço, Cáceres, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antonio de Leverger.

  

cfrp_ninhal3

Ninhal Preto (identificação)

Os biguás, biguatingas e baguaris são o primeiro grupo a se estabelecer. Eles chegam ao ninhal em março, quando o nível da água ainda está alto, e permanecem até junho ou julho. Durante a vazante e início da seca, os adultos e seus filhotes crescidos se dispersam deixando o local para o próximo grupo.

 

Biguá (Phalacrocorax brasilianus)

     cfrp_ninhal4teste       

Biguatinga (Anhinga anhinga)

       cfrp_ninhal5      

Baguari (Ardea cocoi)

      cfrp_ninhal6      

 

cfrp_ninhal7

Ninhal Branco (identificação)

As garças, colhereiros e cabeças-secas chegam a partir de junho, quando o nível das águas está mais baixo, permanecendo até novembro, quando as águas começam a subir.

  

  

Garça-branca (Ardea alba)

     cfrp_ninhal8       

Cabeça-seca (Mycteria americana)

       cfrp_ninhal9      

Colhereiro (Platalea ajaja)

      cfrp_ninhal10      

 

Ninhais do Pantanal Mato-grossense: Guia de Conservação dos Viveiros Naturais de Aves Aquáticas
(CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD)

cfrp_ninhal11

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838