Página inicial > SEMA > Notícias > Fávaro é homenageado por ONG que concilia produção agrícola e Meio Ambiente
Publicado: Segunda, 18 de Julho de 2016, 13h10 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h06 | Acessos: 258 | Categoria: Notícias

a-homenagem-Carlosfavaro
O secretário de Meio Ambiente foi reconhecido pela The Nature Conservancy (TNC) pelos esforços empreendidos para o sucesso do projeto ‘Lucas Legal’ que tornou o município referência nacional em desenvolvimento sustentável.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e vice-governador, Carlos Fávaro, recebeu na noite desta quarta-feira (14.07) uma homenagem da ONG The Nature Conservancy (TNC) pelo auxílio na construção do projeto 'Lucas Legal', do município de Lucas do Rio Verde.

O projeto foi o primeiro no Brasil a conciliar produção agrícola e Meio Ambiente. Além da Sema, apoiam esta iniciativa o Ministério Publico Estadual, a prefeitura da cidade e empresas privadas.

Carlos Fávaro foi parceiro no planejamento da paisagem, conservação e apoio na orientação e instrução do produtor rural no que tange à produção aliada à conservação ambiental, sempre com o enfoque no desenvolvimento sustentável de Mato Grosso.

“Parabenizo os produtores de Lucas por abraçarem essa ideia e espero que ela se expanda por todo o Estado para que outros municípios também possam avançar na modernização do agronegócio atrelado à conservação ambiental”.

O evento foi realizado em comemoração aos 10 anos do projeto. Na oportunidade, teve também o lançamento do Plano Estratégico de Restauração Florestal do Alto Teles Pires e Alto Juruena, a divulgação das publicações do Manual de Restauração e Guia de Espécies de Restauração do TNC, além de homenagens aos parceiros que contribuíram na construção do plano.

Também participaram do evento representando a Sema: André Baby (secretário executivo), Mauren Lazzaretti (sec. adjunta de Licenciamento Ambiental), Carlos Kato (sec. adjunto de Gestão Ambiental) e Rodrigo Quintana Fernandes (assessor-chefe).

“Lucas Legal”

O município de Lucas do Rio Verde é conhecido nacionalmente como um dos centros agrícolas do Brasil. E preocupados em aliar o avanço do agronegócio com a conservação ambiental, a TNC e a prefeitura da cidade, com apoio de vários grupos, firmaram uma parceria que resultou no projeto ‘Lucas Legal’. Após a implantação do plano, o município se tornou o primeiro do Estado com mapeamento completo de todas as propriedades rurais.

O projeto prevê ações como realização de cursos de recuperação de mata ciliar para agrônomos e técnicos, investimento em manejo adequado no uso de defensivos agrícolas, o desenvolvimento de um programa municipal de uso adequado de defensivos, orientação para regeneração de mata ciliar, identificação de áreas de compensação de reserva legal, atendimento de mais de 200 proprietários entre outras atividades.

Sobre a TNC

A TNC é a maior organização de conservação ambiental do mundo. Está presente em 35 países, adotando diferentes estratégias com um objetivo comum: proteger a natureza e preservar a vida. Em mais 60 anos de história, tem um legado de mais de 48 milhões de hectares protegidos em todo o mundo.