A comissão central de Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) participou neste domingo (05.06), Dia do Meio Ambiente, de uma caminhada ecológica no Centro Político Administrativo de Cuiabá. O evento reuniu cerca de 50 servidores representantes da A3P de 11 secretarias estaduais. Pelo menos 300 kg de lixo foram coletados. Os resíduos foram doados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande. A atividade faz parte da 12ª Semana do Meio Ambiente, cuja proposta é mobilizar a sociedade para ações mais sustentáveis.
Os servidores saíram da Praça das Bandeiras, localizada na Av. do CPA, e seguiram retirando resíduos da área externa das Secretarias de Estado de Fazenda (Sefaz), de Educação (Seduc), de Infraestrutura (Sinfra) e de Gestão (Seges). O grupo ainda passou pela Casa Civil, Indea, Defensoria Pública de Mato Grosso e Sebrae.
O secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), André Torres Baby, participou da ação e avaliou a iniciativa como positiva, porque mostra aos servidores a importância de cuidar do lugar onde trabalha. “Esse é um momento para refletirmos sobre o que estamos fazendo e para onde vamos. As mudanças climáticas, entre elas a escassez de água, mostram que o homem precisa mudar suas ações e são as pequenas atitudes como esta que fazem toda diferença. Parece simples, mas se fizermos diariamente em casa, na rua, onde estivermos, estaremos contribuindo para a conservação ambiental”.
Baby também falou sobre o atual cenário do Estado em que as questões ambientais são discutidas entre diversas entidades “Hoje temos muito mais flexibilidade e liberdade para conversar não só com o governador, como com as outras secretarias sobre o meio ambiente. Eles compreendem a sustentabilidade e estão mobilizados pela causa”.
Para a superintendente de educação ambiental da Sema, Vânia Marcia Montalvão, esta não é apenas uma ação pontual, mas uma atividade pedagógica, voltada para sensibilização dos servidores públicos. “A A3P almeja possibilitar uma mudança de atitude por meio da atuação deles mesmos. Estamos quebrando o paradigma de que somente os agentes de limpezas são responsáveis pela higienização do Centro Político. Cada servidor pode contribuir com um ambiente melhor, mais cuidado e organizado, basta ele adotar hábitos mais sustentáveis”.
Edisantos Amorim é membro da A3P da Casa Civil e fez questão de participar da caminhada com o propósito de incentivar outros colegas de trabalho à aderirem a causa. “Todas as secretarias se uniram para cuidar dos recursos naturais para evitar a degradação ambiental. Assim aumentamos o tempo de sobrevivência na terra com qualidade de vida. E ainda iremos servir de exemplo para outras pessoas, pois estamos cuidando na nossa casa, onde passamos maior parte do tempo. Sem contar que é gratificante passar por um lugar onde estava sujo e saber que você fez parte daquela mudança”.
Para ensinar na pratica o significado de sustentabilidade, a vice-coordenadora da A3P da Secretaria de Educação (Seduc), Jomylla Neves, levou sua filha Nivea Neves, de 3 anos, para a caminhada ecológica. Do início ao fim do percurso Jomylla e Nivea andaram lado a lado catando o lixo que encontravam no chão. “É um privilégio estar aqui dedicando meu tempo e mostrando à minha filha o quão feio é jogar lixo no chão. Assim estou exemplificando sobre os cuidados com o meio ambiente e ganho mais uma parceira na promoção da sustentabilidade”.
A representante da A3P na Sema e uma das organizadora da caminhada, Gresiella Castilho, finalizou o percurso satisfeita com o resultado. “Esta foi a primeira caminhada ecológica, já estamos pensando em promover outras. Nossa proposta é fazer com que as comissões de A3P se vejam parte do processo de sustentabilidade”.
Além da Sema, Seduc e Casa Civil, participaram da caminha as secretarias de Gestão (Seges), Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Cidades (Secid), Infraestrutura e Logística (Sinfra), Fazenda (Sefaz), Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), Departamento de Trânsito (Detran) e a Casa Militar. A caminhada também contou com a presença de representantes da Controladoria Geral do Estado (CGE), do Tribunal de Contas do Estado e da Associação de Catadores de material reciclável e reutilizável - Mato grosso Sustentável (Asmats).