Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Grupo retira cerca de 30 toneladas de lixo do Rio Cuiabá
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2016, 12h18 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h06 | Acessos: 183 | Categoria: Notícias

 

 
a-limpezariocuiab_3
O secretário de Meio Ambiente e vice-governador Carlos Fávaro integrou a equipe de voluntários que participou do mutirão de limpeza do Rio Cuiabá, ação promovida neste sábado (04.06) em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente que é neste domingo (05.06).

Dando início à 12ª Semana do Meio Ambiente de Mato Grosso, o grupo ‘Amigos do Rio Cuiabá’ retirou ao longo da manhã deste sábado (04.06) cerca de 30 toneladas de lixo no entorno da Ponte Júlio Müller nos perímetros urbanos de Cuiabá e Várzea Grande. Cerca de 25 equipes seguiram por via terrestre e também em embarcações para coletar resíduos que serão doados a cooperativas de reciclagem.

Conforme o secretário de Estado de Meio Ambiente e vice-governador, Carlos Fávaro, que participou da atividade, a ação foi extremamente importante porque buscou conscientizar a população sobre a importância do Rio Cuiabá, que todos os mato-grossenses devem amar e cuidar não só no Dia do Meio Ambiente, mas com atitudes cotidianas o ano inteiro. “Nós temos que deixar de estar de costas para rio e nos voltarmos para a sua beleza e magnitude”.

A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Montalvão, explicou que a ação foi importante para compartilhar e integrar a reponsabilidade de todos com a conservação ambiental. Além de sensibilizar a sociedade, o grupo aproveitou a oportunidade para estimular a criação de um comitê de bacia hidrográfica, já que Cuiabá ainda não o tem. “Esse comitê de bacias vai garantir a conservação do rio, que por meio dele o colegiado poderá avaliar o uso da água e possibilizar políticas públicas envolvendo os 13 municípios da região”.

Essa ação reuniu Governo do Estado, Assembleia Legislativa, as prefeituras de ambos municípios e outros parceiros com o único objetivo de cuidar do rio. Paras os secretários de Meio Ambiente Helen Ferreira Farias (Várzea Grande) e Alan Resende Porto (Cuiabá), essa proposta de diálogo e resolução de problemas conjuntamente deve permanecer e se estender também para outras áreas. “São diversas as frentes de trabalho para evitar, por exemplo, que o esgoto seja lançado in natura no Rio Cuiabá, ou mesmo que as dragas continuem provocando danos ambientais. Juntos vamos encontrar melhores soluções”, avaliou Helen Farias.

“Nós queremos revitalizar o entorno do rio e fazer dele novamente uma atração turística, cultural e de lazer, como acontece em Paris, onde a população abraçou o Rio Sena, vamos todos abraçar o Rio Cuiabá, fazer dele novamente nosso cartão-postal”, disse o secretário Alan Porto. O mesmo destacou o secretário executivo da Sema, André Torres Baby, que aposta na revitalização da região do Porto e Centro Histórico da capital como uma das prioridades dos parceiros e Amigos do Rio Cuiabá. “A população tem que se apaixonar novamente por esta riqueza. Apesar de muito sujo e com diversos problemas, o nosso rio continua vivo e carece da nossa mudança de atitude enquanto cidadãos”.

Ativista na área ambiental, o deputado estadual Wancley Carvalho, um dos apoiadores do grupo Amigos do Rio Cuiabá, frisou que ações pontuais podem transformar toda uma comunidade, como aconteceu no Vale do Rio Guaporé, na região de Pontes e Lacerda, onde o trabalho de conscientização e limpeza despertou na população o gosto pelo ‘cuidar’ e hoje os rios da região são referência em qualidade da água. “Precisamos estar muito atentos porque todo lixo que descartamos nos nossos córregos chegam até no Rio Cuiabá, que por sua vez segue até o Pantanal, que é uma das belezas cênicas mais ricas de Mato Grosso, ou seja, o que cada um de nós faz aqui impacta toda uma biodiversidade do Estado”.

A ação

A concentração teve início às 07h, na Praça do Porto, em Cuiabá, depois as equipes seguiram por diversos trechos a pé e de barco, percorrendo as margens do Rio na região do Porto, Praieirinho e São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, e Alameda e Carrapicho, em Várzea Grande. Entre o lixo encontrado estavam grande quantidade de sacolas plásticas, garrafas PET, latinhas, eletrodomésticos e mobiliários estragados.

Entre os parceiros do Amigos do Rio Cuiabá também estão: Teoria Verde, Associação Rio Cuiabá e seus afluentes (Arica), Associação do Bairro São Gonçalo Beira Rio, Pacto Pelo Pantanal, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Partido Verde, Juizado Volante Ambiental (Juvam), Defesa Civil, Secretaria de Serviços Urbanos de Cuiabá, Companhia Mato-grossense de Mineração, Eu Amo Eu Cuido, Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Colônia de Pescadores Z1 Cuiabá, Colônia de Pescadores Z14 (Várzea Grande), Ibama, Tribunal de Justiça (Justiça Comunitária), Ministério Público Estadual, Cruz Vermelha, Coordenação da Pesca e Aquicultura de Mato Grosso, Polícia Ambiental de Mato Grosso, Delegacia de Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Instituto Brasileiro de Ecologia e Meio Ambiente, TV Comunitária Pedra 90, Green Forest Festival, Instituto Natureza, Embaixada Mundial dos Ativistas pela Paz (Filhos da Terra), Associação Mato-grossense de proteção e Recuperação Ambiental.

 

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838