Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sistema de Controle e Monitoramento da Pesca de Mato Grosso - SISCOMP/MT
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2010, 12h04 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h03 | Acessos: 2033 | Categoria: Notícias
cfrp_siscomp1

Introdução

A pesca é uma importante atividade econômica e social para o Estado, realizada nas três bacias hidrográficas (Alto Paraguai, Amazônica e Araguaia), contudo a continuidade da exploração dos recursos pesqueiros e o bem-estar dos setores relacionados dependem de uma gestão adequada desses recursos.

Esta gestão, por sua vez, necessita de conhecimentos, os quais serão obtidos por meio do SISCOMP/MT.

 

Objetivos

Os principais objetivos do SISCOMP/MT são: a identificação dos principais pontos de pesca e análise da dinâmica temporal da produtividade pesqueira e, também, a identificação das espécies mais exploradas e sobrexplotadas.

Com o acúmulo de dados, será possível identificar as tendências das populações de peixes exploradas em resposta à pressão de pesca e aos fatores ambientais, assim como as tendências dos aspectos sociais e econômicos da atividade.

Vantagens para o Pescador

As vantagens para o pescador profissional são a comprovação, por meio de um documento oficial de sua produtividade e do exercício de sua profissão ao longo do tempo, assim como a existência de um banco de informações que norteará a gestão dos recursos naturais dos quais eles dependem.

cfrp_siscomp2
 
cfrp_siscomp3

Implantação do SISCOMP/MT

A Coordenadoria tem desenvolvido o sistema desde 2005. Foram realizados seminários com os setores Turístico Pesqueiro e Pesca Profissional, com o objetivo de sensibilizar os profissionais da área para a implantação de um banco de dados da pesca e elaborar um plano de ação, com base no modelo de SCPESCA/MS, que é um sistema de controle e monitoramento de pesca implantado em Mato Grosso do Sul.

Em junho de 2006, foi implantado o sistema e apresentada a Declaração de Pesca Individual (DPI) aos Pescadores Profissionais, através do I Seminário para Implantação do SISCOMP/MT.

O II Seminário para Implantação do SISCOMP/MT foi realizado em outubro de 2006, direcionado ao Setor Turístico Pesqueiro. Foi apresentado o sistema e foram distribuídas as fichas de monitoramento da pesca amadora aos turistas que chegavam ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

Após esses seminários, várias reuniões têm sido realizadas, junto à Federação e Colônias de Pescadores, com o objetivo de esclarecer dúvidas no preenchimento das guias de Declaração de Pesca Individual (DPI). 

A Coleta de Dados

Os dados são coletados por meio da Declaração de Pesca Individual (DPI) preenchida pelos pescadores profissionais. As DPIs são produzidas pelo governo estadual e distribuídas gratuitamente pelas Colônias ou diretamente pela SEMA/MT.

Dentre as informações preenchidas na DPI constam: identificação do pescador, local de captura, quantidades em quilogramas e unidades por espécie capturada, destino do pescado e período de pesca.
 

cfrp_siscomp4

Parcerias

Para a implantação e a continuidade do SISCOMP/MT foi preciso o estabelecimento de parcerias efetivas entre diferentes setores e órgãos públicos e privados que atuam na pesca em Mato Grosso.

Contamos com a parceria da Embrapa Pantanal, Federação e Colônias de Pescadores de Mato Grosso, UFMT, Ibama, Polícia Militar, além do apoio interno de outras coordenadorias da SEMA.

 

cfrp_siscomp5

Resultados Preliminares

Até o segundo semestre de 2010, tivemos o retorno de cerca de 300 mil DPI´s preenchidas com registros de pescarias realizadas desde junho de 2006. Até julho de 2010 foram inseridas no sistema cerca de 80 mil DPI´s. 

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838