Servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participaram de um curso sobre segurança de barragem na Agência Nacional da Água (ANA), em Brasília. Durante a capacitação, que ocorreu nos dias 29 e 30 de junho, foi discutida a Política Nacional de Segurança de Barragens com base na Lei nº 12.334/2010, que estabelece como um de seus instrumentos o desenvolvimento do sistema de classificação das barragens quanto à sua categoria de risco e a sua classificação de Dano Potencial Associado (DPA).
A agência desenvolveu medidas simplificadas para os órgãos ambientais tomarem em casos de rompimento de barragem. Conforme o analista de meio ambiente da Sema, Walter Corrêa Carvalho, ainda não existe no Brasil um procedimento padronizado para analisar a possível área afetada. “As metodologias tradicionais costumam exigir muitos dados e com grande precisão. E a metodologia simplificada foi criada de modo a minimizar as necessidades de dados. Ela também será adaptável a realidade de cada região.”
Edilair Adriana Sacramento de Souza, que também é analista de meio ambiente da Sema, avalia positivamente a metodologia apresentada pela ANA. Ela acredita que é uma ótima ferramenta para análise dos impactos causados pelas barragens. “O curso vai nos auxiliar nas ações futuras e ainda sanou nossas dúvidas referentes à Política Nacional de Segurança de Barragens”. Além de Edilair e Walter, participaram do curso representantes dos órgãos ambientais de outros Estados.